Design de interior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Geometria do Design
Estudos sobre proporção e composição da forma

“ Em toda obra de arte autêntica, (e por autêntica se deve entender a tudo que pode atender a uma finalidade biológica, tudo que tenha geneticamente um valor), deve haver dois elementos: um de natureza matemática que dá causa à categoria de beleza, outro, de natureza orgânica, que dá origem à categoria de vitalidade. Asmaiores obras de arte, são, portanto, portanto as que conjugam esses dois elementos em uma forma, a qual se pode chamar de fundamental, porque possuem tanto a beleza quanto a vitalidade”.

Herbert Read (1893-1968)
Poeta, crítico de arte e de literatura

Prefácio do autor

Sinopse

Como profissional de design e educador, tenho visto idéias conceitualmente perfeitas enfrentarem dificuldades noprocesso de criação, principalmente porque o designer não é preparado para compreender os princípios visuais da composição geométrica geométrica. Tais princípios incluem a compreensão dos sistemas clássicos de proporção, como a razão áurea e os retângulos elementares, assim como as relações e proporções, inter-relações entre formas e suas linhas reguladoras.
Kimberly Elam Escola de Design deRingling

O objetivo da Geometria do Design não é quantificar a estética através da geometria, mas sim, mostrar as relações visuais que têm seus fundamentos nas qualidades essenciais da vida, assim como, a proporção e padrões de crescimento é natural na matemática. Seu propósito é proporcionar um insight no processo projetual e conferir coerência ao design, através de uma “estrutura visual”. Deposse deste insight, o artista e o designer, poderão encontrar validade e valores para seus próprios trabalhos e projetos projetos.
As obras selecionadas foram escolhidas porque resistiram ao teste do tempo e sob muitos aspectos podem ser considerados clássicos do design.

Introdução O que uma pinha, um corpo humano e uma truta tem em comum?
Todos são providos de sistemas naturais de proporçõesque propiciam os fundamentos para o trabalho artistas, arquitetos e designers. Ao desvendar estes sistemas naturais, revelase a misteriosa relação entre a matemática e a ç beleza. Nos conduz até o reino da geometria – das Seções Ouro da Proporção Divina e da Seqüência de Fibonacci – em linguagem acessível a muitos dos avessos à matemática matemática. Ela nos mostra como a simetria, a ordem e oequilíbrio visual realçam o design, desde os pôsteres de Jan Tschichold à cadeira Barcelona de Mies V der Rohe até o novo Besouro (New V. Beetle) da Volkswagen. A Geometria do Design explica, não somente como as ciências da medição informam e até informam, mesmo criam, a beleza nas obras da natureza e da criação humana mas, principalmente, como usar tais técnicas para tornar belos os nossos própriosdesigns. designs

Depoimentos
A natureza não conhece nenhuma estética contrária a razão.
Albrecht Dürer
Do formato correto das cartas, cartas 1535

Max Bill

Retirado dos escritos de 1949

“... um julgamento sadio abomina um quadro cuja feitura tenha dispensado o conhecimento técnico, mesmo que tenha sido executado com cuidado e diligência. A única razão pela qual pintores de talcategoria não se apercebem de seus próprios erros é que eles não aprenderam geometria, sem a qual ninguém se pode tornar um artista absoluto, todavia, a culpa disso deve ser creditada aos mestres, que por sua vez, ignoram esta arte.”

“Sou de opinião de que se pode desenvolver a arte, com base no pensamento matemático.”

György Doczi y gy

O Poder dos Limites, 1994

“O poder da seção áurea emcriar harmonia deriva de sua propriedade única de unir partes diferentes de um todo, de forma a que cada uma delas d l preserva sua id tid d própria, mas identidade ó i amolda-se a um padrão maior de um todo.”

Le Corbusier

Por Uma Nova Arquitetura, 1931

Josef Müller-Brockmann
O Artista Gráfico e seus Problemas com Design,1968

“...as proporções dos elementos formais e seus espaços...
tracking img