Design comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento II

Iluminação Comercial



Iluminação representa até 35% do consumo de energia em escritórios, sendo um fator importante para economia. Uma das melhores soluções hoje no mercado são as lâmpadas SPOT LED. Elas não esquentam e por isso não alteram a integridade do produto exposto, além de garantir a fidelidade de cor dos objetos.
O estudo da iluminação correta em ambientescomerciais é importante não só para gerar vendas, mas também economia. As lâmpadas LED consomem menos energia do que as lâmpadas comuns, gerando menor consumo de energia, além de durarem bem mais. Uma lâmpada LED pode chegar à 40 mil  horas de vida, não emite calor, enquanto uma comum dura em torno de 4 mil horas, o que representa um gasto menor em substituições. Uma potência de 18w em uma lâmpada deLED é equivalente a uma de 40w fluorescente.
Por que sistemas LED?
* Economia nos custos mundiais de eletricidade
* Diminuição da emissão de CO/2 por não possuir elementos que agridem o meio ambiente
* 80% de economia de energia, frente às fontes convencionais de iluminação por durar mais, e por isso, existir menos custos de reposição
* Emissão quase nula de calor
*Disponível em cores quentes e frias
* Dimerizáveis
Equivalência com lâmpadas convencionais:
Convencionais por volta de 40w equivalem a uma LED de 7w.
O importante na hora de desenvolver um projeto de iluminação comercial, é pensar não só em como atrair o cliente, mas também nas tecnologias que podem trazer os melhores resultados e benefícios a longo prazo.
Uma boa iluminação comercial deve atenderas seguintes necessidades:

• Chamar a atenção
• Gerar interesse
• Criar uma atmosfera agradável
• Integrar-se a arquitetura e identidade da loja
• Ser flexível

De acordo com um estudo elaborado pela empresa Austríaca Zumtobel, uma das maiores fornecedoras internacionais de soluções em iluminação de interiores e exteriores, determinou-se os 8 fatores na iluminação que podem ser decisivosna hora das compras:
* evitar muito brilho e manter altos níveis de contraste.
* iluminação difusa garante uma sensação geral de bem estar. Utilizar o quanto possível iluminação vertical para delimitar a periferia de um espaço.
* cores transmitem emoções e influenciam na aceitação de um espaço; temperaturas de cor quentes fazem o ambiente parecer menor e aconchegante, o cliente sesente seguro e protegido; as mais claras criam a sensação de bem estar, sendo adequada para iluminação geral.
* diferentes temperaturas de cor devem ser usadas de maneira consciente e equilibrada na iluminação geral e vertical.
* há diferenças de percepção em função do sexo, idade e grupos de compradores. É importante identificar corretamente o comportamento do público alvo para atender suasnecessidades e expectativas.
* a vitrine é o primeiro ponto de contato do cliente com a loja. Não é necessário nesse local abusar do brilho. Aqui, mais uma vez, uma iluminação sutil já pode ser o suficiente para atrair a atenção do comprador.
* geralmente as prateleiras mais baixas passam despercebidas; especial atenção a elas. Prateleiras com iluminação integrada é recomendável em todosos níveis.
* a maneira como a luz é direcionada para as prateleiras é fundamental.

É um engano achar que o brilho é tudo em uma loja. Contrastes, efeitos de claro e escuro são fundamentais. A luz transmite emoções, cria atmosferas adequadas e facilita o caminho que o cliente deve percorrer. Através da luz é possível encaminhar o cliente a um ponto específico, atraindo sua atenção.

Paraespaços comerciais, como os escritórios a iluminação é fundamental para a produtividade e por funcionarem durante um longo período deve-se utilizar lâmpadas mais econômicas e com uma durabilidade satisfatória. Dimmers, sensores de presença e controle individual de luminárias são recursos que você pode utilizar para à racionalização do consumo de energia, ao aumento da vida útil das  lâmpadas....
tracking img