Desidrata em crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ção

1 1- INTRODUÇÃO


2


A desidratação ocorre quando há perda aguda de água e eletrólitos (Mota, 2005; MS). Pode ser secundária à diarréia aguda, sendo a principal causa de mortalidade em crianças menores de um ano em muitas regiões do Brasil. Sendo assim, faz-se necessário uma intervenção o mais precocemente possível pela equipe multidisciplinar.


Tem como fatores predisponentes àsua manifestação: pouca idade, constituição anatômica e fisiológica da criança, desnutrição, clima quente, condições habitacionais e de higiene. É mais perigosa no recém-nascido e no lactente ( Manualmerck).


Nos países em desenvolvimento, a diarréia aguda é responsável pela maioria dos casos de desidratação em crianças nos primeiros anos de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimaque, aproximadamente, um milhão e setecentas mil mortes anuais de crianças no mundo podem ser atribuídas às condições precárias higiênico-sanitárias das populações pobres. No Brasil, embora tenha ocorrido expressiva redução do número de internações hospitalares por diarréia aguda, após a implantação do Programa Nacional de Controle das Doenças Diarréicas, a desidratação secundária à diarréia aindaconstitui importante causa de morbimortalidade na população infantil (MS)





1.1- Objetivo


Através do presente Trabalho Acadêmico, temos como objetivo fazer uma descrição sobre a Desidratação, focando no acometimento da mesma em crianças, relatando seus sinais e sintomas, diagnóstico e atuação da Enfermagem.





2- DESENVOLVIMENTO


A desidratação é uma doençamuito comum no Brasil, as crianças são as mais acometidas, todos os anos milhares de crianças morrem por causa da desidratação. O corpo do ser humano adulto contém 60% do peso formado por água, as crianças possuem 75% e idosos homens 53% e mulheres 46% em média, quanto maior a quantidade de gordura, menor a quantidade de água no corpo. Normalmente por dia são eliminados em fezes e urina 1000 a 1500ml de água, por isso deve-se ingerir grande quantidade de água, para manter o equilíbrio hidroeletrolítico.


A desidratação pode ser causada por vômitos, diarréias, diabetes mellitus, poliúria, Doença de Addison, ingestão insuficiente de líquidos, aspiração gástrica, sudorese abundante, queimaduras ( Manualmerck).


Na criança, por sua maior hidrolabilidade, esse processo é mais freqüentepodendo assumir caráter grave (Mota, 2005).


2.1- Classificação


A desidratação pode ser classificada de acordo com a intensidade das perdas hídricas e conforme o desvio da osmoralidade (relacionado com as variações das concentrações de Sódio sérico) (Mota, 2005) .


2.1.1- Classificação Quanto as Perdas Hídricas


Desidratação Leve: perda de 3% a 5% do peso corpóreo. Os sinaisclínicos são ausentes ou discretos: sede, mucosas relativamente secas e urina concentrada. A criança pode mostrar-se irritada. O turgor, a elasticidade da pele e a fontanela estão normais ou pouco alterados. A taquicardia é discreta (Mota, 2005).
Desidratação Moderada: perda de 5% a 10% do peso corpóreo. Os sinais mais evidentes são: sede, secura de mucosas, turgor pastoso, elasticidade da pelediminuída, enoftalmia, tensão ocular diminuída e urina muito concentrada. Existe taquicardia, mas as condições circulatórias, em geral, mantêm-se boas e não há sinais de choque (Mota, 2005).
Desidratação Grave: Perda de 10% ou mais do peso corpóreo. A criança apresenta má perfusão do Sistema Nervoso, com manifestações clínicas que variam da agitação ao torpor e coma. Os sinais de desidratação sãointensos: olhos fundos, inexpressivos, sem brilho e com a conjuntiva hiperemiada. Há sinais de choque, com pulsos finos e rápidos, hipotensão arterial, abafamento de bulhas cardíacas, oligúria, má perfusão da pele e extremidades. A temperatura pode estar elevada ou instalar-se hipotermia. A respiração é profunda e suspirada em conseqüência da acidose (Mota, 2005).


2.1.2- Classificação Quanto aos...
tracking img