Desgastes e vida útil de uma hferramenta

3192 palavras 13 páginas
Desgastes e vida da ferramenta

Denomina- se vida de uma ferramenta o tempo que a mesma trabalha efetivamente (deduzido os tempos passivo), até perder a sua capacidade de corte, dentro de um critério previamente estabelecido. Atingindo esse tempo, a ferramenta deve ser reafiada ou substituída. Logo, a vida da ferramenta é o tempo entre duas afiações sucessiva necessárias, no qual ela trabalha efetivamente. A perda da capacidade de cortes é avaliada geralmente através de um determinado grau de desgaste. Para tanto, utilizam-se os desgastes convencionais. Os fatores que determinasse a fixação de um determinados desgastes, e consequentemente a vida útil da ferramenta. Deve ser retirada da maquina quando:
1- O desgaste da superfície de saída da ferramenta atingem proporções tão elevadas, a uma quebra de gume cortante.
2- Os desgastem é provocado por elevações da temperaturas do gume cortantes, em atrito da ferramenta entre o cavaco e com a peça perdendo o fio cortante.
3- Devido ao desgaste da superfície de folga da ferramenta, não é mais possível manter as tolerâncias exigida na peça.
4- O acabamento não é mais satisfatórios.
5- O aumento da força de usinagem, provenientes dos desgastes elevados da ferramentas, interfere no funcionamento da maquina. Executam-se certo casos de usinagem com pastilhas de cerâmica, onde a capacidade de corte é eliminado pelo aparecimento de quebra na aresta cortante. A vida útil de ferramenta é geralmente expressa em minutos, porém em certos casos prefere-se defini-la pelo percurso de corte é dado geralmente em quilômetros, L=v.T ___1___ 1000 E o percurso do avanço é dado em milímetros.

Relacionados