Desgaste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prevenção de Desgaste Os diferentes tipos de mecanismos de desgaste e como eles agem sobre as superfícies |
|
Atualmente na indústria o desgaste de equipamentos, componentes, materiais e insumos representa um dos maiores fatores de depreciação de capital e fontes de despesas com manutenção e/ou reposição de materiais de consumo.
É importante conhecer as condições e o meio ambiente detrabalho para caracterizar e compreender o comportamento e a taxa de desgaste com o objetivo de reduzir e/ou minimizar seus efeitos.
Sempre que duas superfícies se movimentarem, uma em relação à outra, ocorrerá o desgaste, sendo que este pode ser definido como um prejuízo mecânico a uma ou as duas superfícies, geralmente envolvendo perda progressiva de material. Em muitos casos, o desgaste éprejudicial, levando a um aumento contínuo da folga entre as partes que se movimentam ou a uma indesejável liberdade de movimento e perda de precisão.
A perda por desgaste de pequenas quantidades relativas de material pode ser suficiente para causar a completa falha de máquinas grandes e complexas.
Entretanto, assim como na fricção, altas taxas de desgaste são algumas vezes desejáveis, como em operações delixamento e polimento. Estudos realizados pela ASME nos Estados Unidos apontam uma perda econômica de 1% a 2,5% do produto interno bruto devido ao desgaste. Na Alemanha uma pesquisa da década de 80 revela que desgaste e corrosão juntas contribuem com a perda de 4,5% do produto interno bruto. (Gahr, 1987).
Todos os anos, os prejuízos causados pela inutilização de grupos construtivos através dodesgaste mecânico, deterioração das superfícies devido a ações mecânicas, atingem a marca dos milhões de marcos na Alemanha. Com a finalidade de minimizar o desgaste e seus efeitos, o projetista deve fazer primeiramente uma análise do desgaste, onde elaborará as providências aconselháveis a serem tomadas para que o comprometimento do funcionamento das máquinas, que dá origem a refugos na fabricação,a avarias, a acidentes, aquecimento e ruídos além de maiores custos de conservação e estoque sejam cessados.
O desgaste é causado por desintegração da interação entre componentes da máquina como resultado de uma tensão do material nas vizinhanças da superfície. Num componente o desgaste é raramente catastrófico, mas leva a perda de eficiência, causa vibração e desalinhamento. Em casos extremosalgumas trincas podem levar a fratura e os fragmentos formados normalmente podem danificar o equipamento.
Durante a análise, deve-se identificar se o movimento que origina o desgaste é “lubrificado” ou “seco” e com ou sem “grânulos intersticiais” (pó mineral). Se identificado a presença de minerais, classificaremos o desgaste apenas como desgaste mineral, consideraremos seu efeito extremamentenocivo, se comparado aos desgastes provocados por outros materiais.

Desgaste é a perda progressiva de substância de uma superfície de um corpo em decorrência do movimento relativo com a superfície. (Gahr, 1987).
Desgaste é a perda progressiva de matéria da superfície de um corpo sólido devido ao contato e movimento relativo com um outro corpo sólido, líquido ou gasoso. (Ribas, 2002).
Desgastenada mais é que é o dano gerado a uma superfície sólida, usualmente envolvendo perda progressiva de material devido ao movimento relativo entre aquela superfície e uma substância contatante ou substancias.
As perdas econômicas devidas ao desgaste podem ser reduzidas por otimização do processo, redesenho de projeto, produção, montagem e aplicação. O controle do custo do desgaste pode começar com oprocesso de fabricação correto para o produto. O que inclui a escolha do equipamento e lugar de instalação, questões de padronização e estoque.
O projeto pode efetivamente reduzir o desgaste do componente ao otimizar a transferência de carga e movimento, permitindo apenas baixa tensão, usando material apropriado e lubrificante em função da carga, temperatura e ambiente. As partes em desgaste...
tracking img