Desertos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desertos:
Desertos geralmente despertam imagens de viajantes sedentos, rastejando através de uma infinidade de dunas de areia sem vida. Essas imagens descrevem com precisão alguns desertos, mas não outros. Muitos desertos são rochosos e até mesmo montanhosos com falésias coloridas ou picos que se elevam sobre planaltos e vales estreitos. Cactus, sálvia, gramíneas e outras plantas podem marcar apaisagem. Depois de uma tempestade, essas plantas geralmente florescem produzindo flores multicoloridas. No inverno, uma fina camada de neve pode cobrir o chão.
Desertos, são definidos primeiramente pela quantidade de pluviosidade; eles geralmente têm uma precipitação anual de menos de 25 centímetros por ano. Essa pluviosidade limitada, suporta apenas uma vegetação largamente espaçada, e emalguns desertos particularmente secos, praticamente não existem plantas algumas. Animais que vivem no deserto se adaptaram ao seu ambiente seco. Por exemplo, o Órix africano varia se metabolismo, armazenando calor durante o dia e soltando-o durante a noite. O norte-americano rato canguru se alimenta de sementes secas; a água é conservada e reciclada e sua urina é altamente concentrada. Os humanosdesenvolveram adaptações culturais e sociais para viver no deserto. Tradicionalmente, muitas sociedades do deserto eram nômades. Eles viajaram por toda a terra entre muralhas de água com seus rebanhos de camelos, ovelhas e cabras, continuando antes de a vegetação ser danificada pelo sobrepastoreio. Em outras culturas do deserto, sistemas de irrigação extensiva foram desenvolvidos e fazendas foramconcentradas perto de rios e poços.

19.1 Desertos do mundo
Se você fosse viajar bastante e visitar os grandes desertos do mundo, você poderia ficar surpreso pela sua variedade geológica e topográfica. Você veria desertos costeiros ao longo das praias do Chile, aparentemente intermináveis dunas movediças no Saara, profundos cânions de arenito vermelho no sul de Utah, e rígidas montanhas graníticasno Arizona. Os desertos do mundo são semelhantes entre si apenas na medida em que todos recebem escassas chuvas. Além desta semelhança climatológica, nenhuma característica geológica é exclusivamente característico dos desertos ou universalmente encontrado em todas as regiões áridas. Por que certas partes da Terra são tão áridas?

Efeito de latitude:
Cerca de 25% da superfície terrestre doplaneta, fora as regiões polares, é deserto. (Fig. 19-1). A maioria destas regiões áridas situam-se entre as latitudes 20 e 30, tanto ao norte e ao sul do equador. Porque os desertos se concentram nessas latitudes?
O sol brilha mais diretamente no ou perto do equador, aquecendo o ar perto da superfície. O ar quente reúne umidade que passa sobre os oceanos equatoriais. Este ar quente e úmido sobe,formando uma vasta região de baixa pressão. À medida que o ar sobe, ele se resfria e condensa o vapor de água e cai como chuva. Por esta razão vastas florestas tropicais crescem perto do equador. O ar, que é agora mais seco devido à perda de humidade, espalha-se para o norte e para o sul, em altitudes elevadas. Este ar cai para trás em direção à superfície da Terra em cerca de latitude 30 norte e sul(Fig. 19-2). Como o ar cai, ele é comprimido, criando uma zona de alta pressão. Esta compressão aquece o ar e permite que ele contenha mais vapor de água. Como resultado, a água evapora da superfície para o ar. Sendo que o ar absorve a água que cai, a chuva é rara e os desertos são comuns. Assim, duas zonas desérticas, uma ao norte e outra ao sul do equador, cercam ao globo, em cerca de 30 grausnorte e sul.

Efeitos de topografia: desertos de sombra e chuva
Quando uma massa de ar carregada de umidade flui sobre uma serra, ela sobe. À medida que o ar sobe, ele se esfria e portanto sua capacidade de reter água diminui. Como resultado, o vapor de água se condensa em gotículas que caem como chuva ou neve. Essas condições levam à precipitação abundante do lado onde sopra o vento e na...
tracking img