Desequilibrio ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS NATURAIS.
Como o próprio nome sugere os desequilíbrios ambientais naturais, são causados pela própria natureza. Eles são verificados em diversos ecossistemas,independente da preservação ou destruição causada pelo homem, eles acontecem.
3.1 El Niño e La Niña.
Caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais nooceano Pacífico Tropical, o El Niño é umfenômeno atmosférico-oceânico que afeta os regimes de chuvas em regiões tropicais. O fenômeno La Niña é o oposto do El Niño, pois é um fenômeno oceânico, que causa o esfriamento anormal das águas.Umfato importante, é que nem todos os ambientes que são afetados pelo El Niño, apresentam impactos significativos referente ao La Niña.
3.2 Terremotos.
Também conhecidos como abalos sísmicos, osterremotos são tremores passageiros que acontecem na superfície terrestre. Segundo a Teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é formada por vários blocos gigantescos de rochas. Fatores comoatividade vulcânica, falhas geológicas e colisão ou afastamento desses blocos podem desencadear um terremoto. Quando o epicentro de um terremoto acontece em oceanos, ele pode gerar um tsunami.
3.3 Tsunami.Também chamado de “terremoto dos mares”, um tsunami tem os mesmos motivos que o terremoto para acontecer. Um dos mais devastadores tsunamis aconteceu em 26 Dezembro de 2004, deixando cerca de 280(duzentos e oitenta) mil mortos.
3.4 Furacões.
São caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão e formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta, tendo como responsabilidade otransporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas.
 3.5 Erupções Vulcânicas
O centro da Terra é formado por rochas derretidas chamadas de magma. Uma erupção vulcânica acontecequando esse magma é lançado de regiões profundas da Terra, para a atmosfera, sendo esse
acontecimento chamado de “derrame”, pois a rocha se espalha e
solidifica-se na superfície. Por esta razão, muitas...
tracking img