Desenvolvimetno psicomotor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A idade pré-escolar
Topo É ao longo deste período, entre os 3 anos e os 6 anos, que a criança fortalece as suas capacidades motoras e psicológicas já adquiridas e inicia o seu processo de socialização. A criança é capaz de realizar actividades motoras cada vez mais complexas, consegue vestir-se sozinha, atar os sapatos, lavar os dentes, saltar à corda e jogar à bola... Todavia, os avanços maissignificativos produzem-se ao nível psicológico, tendo na curiosidade a sua principal ferramenta. O quarto ano de vida é a "idade do porquê", uma interrogação que a criança repete constantemente à procura de respostas que a deixem satisfeita. A criança recorre frequentemente a esta pergunta, pois como o seu processo de aprendizagem baseia-se na utilização da memória, apenas consegue adquirirconhecimentos se lhe repetirem várias vezes as coisas. No entanto, existem muitos casos, sobretudo quando as explicações não são concretas e, em especial, quando são evasivas, em que as suas perguntas parecem não ter fim.
Como a criança de 4 anos tem uma grande imaginação, é-lhe indiferente que lhe respondam com lógica ou que lhe dêem uma resposta irreal, chegando a ser capaz de adaptar a fantasia àsnecessidades de cada momento, pois tem uma enorme capacidade para criar histórias. Por vezes, a sua mistura entre realidade e ficção proporciona a elaboração de aparentes mentiras, algo que preocupa bastante os pais quando não compreendem o seu significado, já que a criança pode inventar respostas para explicar factos evidentes, de forma consciente, mas sem malícia, visto que muitas vezes nãodistingue o que se passou do que deseja ter-se passado. A criança apenas aprende a diferenciar a realidade da fantasia por volta dos 5 anos, momento a partir do qual, embora solicite explicações mais detalhadas, não é tão insistente, já que é capaz de deduzir e descobrir mais coisas por si mesma.
Ao longo desta etapa, as relações com os outros vão-se tornando mais complexas. A criança começa amanifestar um interesse crescente pela integração em grupos da mesma idade e uma maior capacidade para a participação em jogos. A sua interacção social ainda é muito egocêntrica, já que ainda não leva em conta os pontos de vista dos seus companheiros. É precisamente esta progressiva capacidade de dar e não apenas de receber, de compreender os outros, de manifestar empatia e de tentar colaborar de formaconstrutiva em actividades comuns que realmente reflecte o amadurecimento da criança.
A idade escolar
Topo É ao longo desta etapa, ou seja, a partir dos 6 anos, que a criança completa o seu desenvolvimento físico, motor e psicológico. É uma época crucial, que determina evidentes diferenças no grau de desenvolvimento tanto em função das aptidões inatas, consequentes dos condicionantes genéticos,como do meio familiar e social em que a criança vive e a educação que recebe. As eventuais diferenças no ritmo de amadurecimento devem ser respeitadas, de modo a proporcionar à criança o máximo de estímulos, mas sem exigir-lhe mais avanços dos que realmente pode alcançar, pois caso contrário passa por constantes frustrações que prejudicam o seu desenvolvimento.
O início da idade escolar é marcado,sobretudo, pela aprendizagem da escrita e da leitura, factos que proporcionam um novo mundo de possibilidades de conhecimentos e de comunicação à criança. O amadurecimento do sistema nervoso permite-lhe entender conceitos abstractos extremamente importantes para poder organizar a sua vida (noções do tempo, como ontem e amanhã) e para a própria leitura e escrita (noções de espaço, como esquerda edireita, cima e baixo, trás e frente). Um acontecimento muito importante na vida da criança é o pensamento lógico, baseado em questões concretas que lhe permitem reflectir, deduzir e tirar as suas próprias conclusões das coisas. Já pode aprender a contar e, por vezes, começa a pensar em questões metafísicas, tendo igualmente uma ideia do que é a morte. Esta é a "idade da razão'', o momento em...
tracking img