Desenvolvimentos recentes relacionados ao dcs1000 e o “grampo”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTOS RECENTES RELACIONADOS AO DCS1000 E O “GRAMPO”

Criptografia Quântica
Criptografia, a ciência da comunicação secreta, está se tornando cada vez mais importante com o crescimento das redes de computadores e transações eletrônicas. Quando informações pessoais, financeiras e militares são transferidas, tornam-se  vulneráveis a técnicas de monitoramento que potencialmente podem terconseqüências catastróficas. Estes problemas podem ser evitados através da encriptação da informação de forma que esta se torne ininteligível a todos, menos ao destinatário. Este objetivo pode ser atingido se o remetente e o destinatário possuirem uma seqüência de bits aleatória secreta, conhecida como chave, que pode ser usada para encriptação pelo remetente e decriptação pelo destinatário.A criptografia quântica é um afluente em desenvolvimento da criptografia que utiliza os princípios da Mecânica Quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.
A criptografia quântica destaca-se face aos outros métodos criptográficos por não necessitar de comunicações secretas prévias,permitir a detecção de intrusos e ser segura mesmo que o intruso possua um poder computacional ilimitado. Na verdade, ela é totalmente segura, exceto nas situações em que o intruso consiga remover e inserir mensagens do canal de transmissão (poder ler e remover a mensagem, criar uma cópia e reenviá-la). Assim, esta técnica criptográfica seria mais segura que as utilizadas atualmente, pois se baseiaem leis da física, enquanto as atuais asseguram os dados com base em funções que são secretas somente porque o poder computacional é limitado.
É importante observar que a criptografia quântica só será utilizada para produzir e distribuir as chaves, não para transmitir a mensagem. A chave gerada poderá ser utilizada com qualquer algoritmo de criptografia escolhido. O algoritmo mais comumenteassociado com a criptografia quântica é o one-time pad, pois ele tem comprovadamente uma segurança perfeita quando usado com uma chave aleatória e do mesmo tamanho que a mensagem
A chave é, portanto um material de grande valor apesar de não conter nenhuma informação em si. Todavia, o passo inicial da distribuição de chaves precisa ser completado com alto grau de segurança de forma que nem  mesmoinformações parciais sejam comprometidas.
É neste ponto que entra a criptografia quântica, cuja segurança está baseada em leis físicas, ao contrário de outras formas de criptografia que são apoiadas pela matemática.     
    Um exemplo prático

A criptografia quântica é baseada na incerteza natural do mundo quântico. Com ela você pode criar um canal de comunicação impossível de ser monitorado seminterferir na transmissão. As leis da física dão segurança a este canal: mesmo que o observador possa fazer o que quiser, mesmo que ele tenha poder computacional infinito, mesmo que P=NP.

De acordo com a mecânica quântica, partículas não existem em um lugar específico. Elas existem em vários lugares ao mesmo tempo, com probabilidades diferentes associadas a estarem em cada posição caso alguémas observe. Todavia, somente após um cientista medir a partícula é que ela colapsa para sua posição. Acontece que não se pode medir todos os aspectos (por exemplo, posição e velocidade) de uma partícula ao mesmo tempo. Se medirmos  uma dessas características o simples ato da medida destrói qualquer possibilidade de medir a outra quantidade. O mundo quântico possui uma incerteza fundamental e não hámaneira de evitá-la.

Esta incerteza pode ser usada para gerar uma chave secreta. Enquanto viajam, fótons vibram em alguma direção: para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda, ou mais provavelmente em algum ângulo. A luz do sol não é polarizada: seus fótons vibram em todos os possíveis ângulos. Quando um grande número de fótons vibra na mesma direção eles estão polarizados....
tracking img