DESENVOLVIMENTOMOTOR NA EDUCA O INFANTIL

2468 palavras 10 páginas
DESENVOLVIMENTOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DISCIPLINA: CORPO E MOVIMENTO
Profa Cláudia Diniz
DESENVOLVIMENTO MOTOR
Termos e conceitos essenciais para a compreensão do desenvolvimento motor.
Crescimento e Desenvolvimento:
Os termos crescimento e desenvolvimento são usados com frequência como sinônimos, mas há grandes diferenças.
Crescimento físico: Refere-se ao aumento do tamanho do corpo do indivíduo ou de algumas partes do corpo durante a maturação. Em outras palavras crescimento físico é o aumento na estrutura do corpo provocado pela multiplicação ou aumento das células.
Desenvolvimento: Refere-se ás mudanças no nível de funcionamento do indivíduo ao longo do tempo.
Embora o desenvolvimento seja visto mais como o surgimento e ampliação da capacidade de funcionamento em nível elevado têm de reconhecer que o conceito de desenvolvimento é muito amplo e que sua duração estende-se até o fim da vida.
Maturação: A maturação deve ser entendida como o processo de amadurecimento mediante o qual se atinge o estado maduro, ou seja, a maturidade. (TANNER, 1973).
Experiências: Refere-se a fatores no ambiente que podem alterar o aparecimento de várias características do desenvolvimento ao longo do processo de aprendizado. As experiências da criança podem afetar o ritmo de surgimento de determinados padrões de comportamento.
Comportamento Motor: É um termo genérico referente a mudanças no controle do aprendizado e do desenvolvimento motor e que abrange fatores de aprendizado e processo de maturação associados a performance nos movimentos. Movimento: Refere-se a mudanças observáveis na posição de qualquer parte do corpo.
Padrão de Movimento: São séries organizadas de movimentos relacionados. Ou seja, um padrão de movimento representa a performance de um movimento isolado.

De acordo com Gallahue (2013):
CONCEITO-CHAVE
O desenvolvimento motor é a mudança contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, provocada pela interação entre as exigências

Relacionados