DesenvolvimentoDeSistemas EngenhariaDeRequistos

707 palavras 3 páginas
‘INTRODUÇÃO

Com este trabalho busco trazer a tona a importância, os benefícios e como se dá o processo da Engenharia de Requisitos.

O QUE É

A Análise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos é um aspecto importante no Gerenciamento de Projetos, é a responsável por coletar dados indispensáveis, necessários, exigências de que o usuário necessite para solucionar um problema e alcançar seus objetivos. Assim como determinar as suas expectativas de um usuário para determinado produto. Segundo a IEEE (1990) a análise de requisitos é um processo que envolve o estudo das necessidades do usuário para se encontrar uma definição correta ou completa do sistema ou requisito de software.
IMPORTÂNCIA
Essa análise de requisitos é vital para o desenvolvimento do sistema, ela vai determinar o sucesso ou o fracasso do projeto. Os requisitos colhidos devem ser quantitativos, detalhados e relevantes para o projeto. Pois eles fornecerão a referência para validar o produto final, estabelecerão o acordo entre cliente e fornecedor sobre o que e o software fará e consequentemente reduzirão os custos de desenvolvimento, pois requisitos mal definidos implicam num retrabalho.

BENEFÍCIOS

Investir nas atividades de Engenharia de Requisitos oferece muitos benefícios para as empresas, mas entre eles se destacam duas que são essenciais. Primeiramente, o aumento da satisfação do usuário, garantindo que os sistemas de informação satisfazem todas as suas expectativas e necessidades. A satisfação do usuário deve ser o principal indicador de qualidade do sistema.
O segundo benefício principal está relacionado à redução de custos na construção e manutenção de um sistema. A maturidade do processo de requisitos determina o nível de retrabalho necessário para um sistema atender as expectativas dos usuários. Se os requisitos forem bem definidos e gerenciados, a construção do sistema certo de primeira, terá um impacto maior de previsibilidade em termos de esforço e tempo, bem

Relacionados