DESENVOLVIMENTO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DESENVOLVIMENTO
A escrituração contábil que é tem sua diretriz regida pela resolução do CFC nº 1.330/11, por meio ITG 2000 em que estabelece Critérios e procedimentos para a sua escrituração, sendo sempre realizada com observância aos princípios de contabilidade. Esta escrituração resultará nas demonstrações contábeis que representam o registro dos Fatos Contábeis ocorridas na empresa, deacordo com o método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas e é realizada no Livro Diário e Livro Razão.
Observa-se que no método das Partidas Dobradas, sabemos que para cada debito tem um credito de igual valor, mas o que é Debito e o que é Credito?
É importante enfatizar que o que conhecemos de Debito como algo negativo e Credito como algo positivo, na Contabilidade édiferente, pois, Debito é consideração a Aplicação do Recurso, estando assim representado pelos Ativos da Entidade e o Credito sendo as Origens desses Recurso, estando representado pelos Passivos da Entidade. Essas Origens sãos os Investidores (Sócios, Fornecedores, Bancos financiadores) do qual a entidade contrai um recurso (consequentemente uma divida para com eles) para investir na sua entidade.Munido destes Recursos a entidade Aplica-os em investimentos (material, equipamentos, veículos, etc...), tornado um patrimônio da Entidade.

É importante frisar que o Capital tem seu Valor distribuídos em cotas, ondes tais cotas, tem o seu valor nominal (regulamentado pelo Comissão de Valores Mobiliários) igualado a R$1,00, ou seja, cada valor investido será igual a uma cota, assim pode-se observarque no Contrato da JL MANUTENÇÃO EM PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA., o Sr. sócio João Pedro Santos obtém 30.000 cotas, relativo ao seu investimento inicial da empresa e o Sr. Leonardo Felipe da Silva com 90.000 cotas relativo ao seu investimento inicial na entidade e que fora integralizado. Ah mas pode se perguntar como o Sr João Pedro Santos que investiu 30.000 reais sendo que ele apresentou umveiculo, pode ter R$ 30.000,00? é importante lembrar que o capital pode ser integralizado mesmo que em bens, mas que irá ser escriturado no Valor do Bem com avaliação atualizado da época da integralização.
Observa-se também que o Sr. Leonardo Felipe é o acionista majoritário e administrador da entidade, pois é detentor de 90.000 cotas que corresponde a 75% do capital investido e o Sr. João Pedro com25% do capital investido. Ah, mas só o acionista majoritário pode administrar a empresa? Não, poderia ser o outro sócio João Pedro Santos, desde que fosse frisado isso no contrato social ora registrado.
2.1 CONTABILIZAÇÃO: ELABORANDO OS LANÇAMENTOS DOS EVENTOS OCORRIDOS COM HISTÓRICO
A contabilização dos Fatos ocorridos aqui, estão representados no Livro Diário e Livro Razão
Contabilidade deveregistrar todos os fatos administrativos que acontecem numa empresa, esses registro chamamos de CONTAS, que são agrupamentos dos fatos de uma mesma natureza.
EX. Caixa, Banco, Veiculo, Capital Social, etc...)
O Livro Diário e Razão, que é uma escrituração Obrigatória para a Entidade conforme o Lei nº 10.406/02 (Código Civil) e na Norma Brasileira de Contabilidade, devo ressaltar que com a aplicaçãode legislação especifica para as entidades Optantes pelo Simples Nacional e onde se normatiza as legislação das EPP e ME, são desobrigados a escrituração dos mesmo.
No Diário é registrado os fatos no ato da sua formação de forma diária como o próprio nome do livro diz, respeitando os princípios da competência, do registro do valor original. No Razão é também assim como o Diário, feito a suaescrituração com a observância dos mesmos principio, porém de forma diferente, pois no razão a escrituração é feita na suas contas em separada, com isso, facilitará apuração dos saldo das contas, tendo um controle mais eficaz para os gestores das entidades. Essa apuração também servirá como base para apuração do Balancete de Verificação e demais demonstrativos obrigatórios.
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
É...
tracking img