Desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESAS ESTATAIS E O PASTOREIO DA ALTA TECNOLOGIA
Em 1989 um grupo de engenheiros da empresa chamada COBRA de Ivan Costa Marques conseguiu aprovar um sistema operacional compatível com oUNIX (um sistema operacional padrão de larga utilização internacional na época e base para a maioria dos sistemas de hoje em dia). A COBRA estava em um dos seus piores mome ntos já que a empresapassava por uma profunda crise, o BNDES ,que 15 anos antes havia fornecido verbas e suporte político para a fundação da empresa, queria vender a companhia para um comprador privado, porém a empresa aindapossuía um forte apoio político e acabou não sendo desmembrada pois conseguiu apoio do Banco do Brasil. A COBRA nunca teve intenção de ser um demiurgo (Estado produtor; papel geralmente assumido emáreas que requerem grandes investimentos, de retorno a longo prazo e incerto: infraestrutura e obras de caráter público ou coletivo).
Na Índia uma empresa chamada BEL iniciou a produçãoestatal de equipamentos eletrônicos, de inicio o seu principal objetivo era suprir as necessidades da eletrônica militar ,mas logo depois começou a se expandir e se tornou o maior produtor de produtoseletrônicos do país. Sua contribuição foi muito alem de apenas produtos fabricados, era uma inovadora competência tecnológica, porém a empresa nunca conseguiu competir com as outras transnacionais pormotivo de ter um custo de produção muito elevado.
Já em 1975, ainda na Índia, surgia mais um grande nome no ramo de tecnologia: a CMC (Computer Maintenance Corporation) ela foi formada com asupervisão da DOE e possuía o monopólio da manutenção dos sistemas de computadores não fabricados na Índia (principalmente os da IBM), no final dos anos 80 ela já estava dando assistência e manutençãoa mais de 40 empresas estrangeiras diferentes, a partir de 1987 a CMC começou a dar passos maiores, montou uma base em Londres ,graças a um contrato com o metrô local, onde a mesma iria produzir...
tracking img