Desenvolvimento e mudança no estado brasileiro

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA NO ESTADO BRASILEIRO
1ª ATIVIDADE:
1) Descreva os modelos político e econômico predominantes no período da República Velha:

a) O primeiro período da República Velha (1889-1894), chamada de República da Espada (por ser governada por militares) teve um governo provisório chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Que durante o seu governo tomou as seguintes medidas:decretou a separação entre Estado e Igreja; concedeu a nacionalidade a todos os imigrantes residentes no Brasil; nomeou os governadores para as províncias, que se transformaram em estados; criou a bandeira nacional com o lema positivista, “ordem e progresso”; e baniu a família real do território brasileiro.
No início de 1890 que começaram as discussões para a elaboração da nova Constituição, queacabou vigorando durante toda a República Velha. A promulgação da Constituição aconteceu em 24 de fevereiro de 1891 que teve como autores Prudente de Morais e Rui Barbosa. Com texto descentralizador, dando grande autonomia aos municípios e aos estados. O regime de governo escolhido foi o presidencialismo e os membros dos poderes Legislativo e Executivo passaram a ser eleitos pelo voto populardireto. O mandato do presidente da República foi estipulado em quatro anos, sem direito à reeleição para o mandato imediatamente seguinte, sem, contudo, haver impedimentos para um mandato posterior.
Ficou determinado ainda, que o voto continuaria “a descoberto” (não-secreto) – a assinatura da cédula pelo eleitor tornou-se obrigatória e foi decretado o fim do voto censitário, que definia o eleitor porsua renda, embora ainda continuassem excluídos do direito ao voto, os analfabetos, as mulheres, os religiosos sujeitos à obediência eclesiástica e os indigentes.
Nesta época o monopólio de registros civis passou ao Estado, sendo criados os cartórios para os registros de nascimento, casamento e morte. O Estado também assumiu, de forma definitiva, as rédeas da educação, instituindo várias escolaspúblicas de ensino fundamental e intermediário, principalmente nas cidades mais importantes do país. Além disso, a Constituição garantia a liberdade de associação e de reunião sem armas, assegurava aos acusados o mais amplo direito de defesa, abolia as penas de galés, de banimento judicial e de morte, instituía o habeas-corpus e as garantias de magistratura aos juízes federais.
No período detransição entre a República da Espada e a República Oligárquica tivemos o governo de Prudente de Morais, primeiro civil a assumir a Presidência da República, os militares tinham ainda bastante poder político.
Os principais movimentos tenentistas da década de 1920 foram os 18 do Forte, os levantes de 1924, e a Coluna Prestes. As propostas políticas dos tenentes, de uma maneira geral, se vinculavam aonacionalismo e à centralização política, opondo-se ao domínio político de Minas Gerais e São Paulo. Entre outras reformas, os tenentistas defendiam o voto secreto, a independência do Poder Judiciário e um Estado mais forte.
b) O segundo período da República Velha (1895-1930), chamado de República Oligárquica, foi o período dominado pelos Presidentes dos Estados conhecida também como Política dosGovernadores consolidada pelo Presidente Campos Sales. Neste período, o poder federal passou a não interferir na política dos estados e esses não interferiam na política dos municípios, garantindo-lhes a autonomia política. Período caracterizado pela supremacia política dos donos de terras.
Na base municipal o Coronel era quem organizava a vida política da população.
Durante a República Oligárquicahouve diversas revoltas, tais como: a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata, a Guerra do Contestado, a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, o Movimento Tenentista e a Revolução de 1930, que colocou um fim neste período histórico, e será alvo de nossa análise mais adiante.
No campo da economia, foi um período de modernização, com grandes surtos de industrialização, como o ocorrido durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro
  • Desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro
  • Desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro
  • Desenvolvimento e Mudanças no estado Brasileiro
  • DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA NO ESTADO BRASILEIRO
  • Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
  • Desenvolvimento e mudança do estado brasileiro
  • Desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!