Desenvolvimento e aprendizagem (0 aos 6 anos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2606 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Aline Tomie Kiyan Matayoshi
RA: 20258865
Curso: Pedagogia
Disciplina: Concepções da Educação Infatil



Resumo: Desenvolvimento e Aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos.
De: Bassedas, Huguet e Solé






1.1INTRODUÇÃO




A ideia será apresentar questões à respeito do desenvolvimento e da aprendizagem nos primeiros seis anos de vida. Em uma segunda etapa será de estdaros principais marco do desenvolvimento da criança (motor, cognitivo, afetivo)



1.2 COMO SE DESENVOLVEM E APRENDEM AS CRIANÇAS DA ETAPA DE EDUCAÇÃO INFANTIL?



Para se explicar todo o processo de desenvolvimento, vamos definir três conceitos. São eles:

Maturação: Passamos a definir como todo o processo de desenvolvimento físico e mental, como este desenvolvimento dos ossos e neurônios.Desenvolvimento: Seriam as funções humanas (linguagem, raciocínio, memória, atenção, estímulo). Este processo sempre está em desenvolvimento e não apresenta um fim, onde eles passam de seres dependentes para seres com mais autonomia.

Aprendizagem: são os processos que envolvem conhecimentos, valores, habilidades, que forma a conduta do indivíduo conforme o seu processo de socialização.Como ocorre o processo de desenvolvimento? Em que consiste?

De zero a seis anos a criança para por um complexo desenvolvimento, onde a sua capacidade inicial é pouca, somente com cuidados com a higiene, depois essas necessidades vão ficando maiores, onde as crianças já começam a questionar com quem querem ficar ou o que querem fazer.

O ser humano é o único que pode planejar suas ações etambém é visto como um ser diversificado, pois cada um tem seu desenvolvimento, tanto físico, quanto mental.

Qual é o papel da herança no decorrer do desenvolvimento?

Ao nascer a criança recebe de seus pais uma herança genética, onde é definido traços físicos, tais como a cor dos olhos, do cabelo, sua altura e até mesmo o seu sexo. Nascendo também com o cérebro que não impões limitações e é ondefica guardado o seu processo de linguagem. Temos o calendário de maturação que seria como nos desenvolvemos conforme o tempo, em relação a quando vamos engatinhar, falar. Este calendário (parte fechada do código genético) se refere aos dois primeiros anos de vida da criança. Depois dessa fase, as influências exteriores serão de maior relevância no desenvolvimento da criança (parte aberta do códigogenético).

Assim, esta parte de desenvolvimento da parte aberta do código genético se dá ao processo de intervenções que esta criança do meio em que convive, ou seja, uma criança mais trabalhada pode falar melhor do que uma criança menos estimulada, sendo ambas da mesma idade.

Que relações podemos estabelecer entre o desenvolvimento e a aprendizagem?

Segundo Vygotsky a criança apresentaduas formas de desenvolvimento, onde no nível de desenvolvimento potencial ele tem a colaboração de pessoas adultas para ajudá-la como por exemplo na contagem dos numerais aos 4 anos, ou forma como consegue empilhar blocos aos dois anos. Já no nível de desenvolvimento efetivo é o que a criança pode fazer sozinha, sem a intervenção de nenhum adulto.

Assim, o desenvolvimento com a ajuda doadulto o ajuda a desenvolver mais características que no futuro serão relevantes em toda a sua compreensão e desenvolvimento das capacidades. Desta forma, a aprendizagem facilita o desenvolvimento criando assim as zonas de desenvolvimento potencial. A criança pode então, incorporar melhor as ações quando é desenvolvida com a ajuda de um adulto.

Desta forma, podemos destacar a concepçãoconstrutivista, onde todo conhecimento prévio da criança é importante para a continuação deste desenvolvimento. Hoje, esta forma de construção do pensamento é tão importante que estudiosos da psicologia já utilizam muito deste “acordo construtivista” para desenvolver suas pesquisas e estudos.

Como as crianças aprendem?

No decorrer dos anos, os psicólogos e pedagogos tem visto diversas formas de...
tracking img