Desenvolvimento turístico ou desenvolvimento local?algumas reflexões

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO OU DESENVOLVIMENTO LOCAL?ALGUMAS REFLEXÕES
 Resumo:
No espaço geográfico está constituido o principal objeto de consumo do turismo. A utilização deste espaço ( o lugar turístico) existe em função da prática do turismo, que assim lhe dá uma existência, uma identidade própria.
Os núcleos receptores de turistas  tem que implementar vários tipos detransformações sócio-espaciais, montando a estrutura em função da acessibilidade dos visitantes, desde a infraestrutura de hospedagem, da alimentação, lazer e de serviços em geral.
O turismo é capaz de reorganizar sociedades para que possa ser implantado por meio de políticas de desenvolvimento que redescobrem regiões classificadas como turistificáveis.
O Nordeste é um exemplo desta situação. Antes conhecida no cenárionacional como uma região de secas, miséria e flagelados. As ações políticas revalorizaram esta imagem mudando para valorizar a região como sendo turística e em ascensão.  Ou seja, pode ocorrer de um espaço qualquer ser planificado, institucionalizado se tornando local turístico. Com a ação de iniciativas públicas e privadas, são criados territórios privilegiados, selecionados para utilização de seusrecursos naturais.
No caso de Goiás destacam-se Alto Paraíso, Parques Ecológicos, Grandes Lagos, Rio Araguaia, entre outros..Outros territórios se destacam pelo turismo cultural e ou religioso como Pirenópolis, Cidade de Goiás e Corumbá, foram importantes núcleos urbanos no período áureo da mineração de ouro, no século XVIII, mas que hoje já não tem tamanha expressividade daquelas áreas nasquais exploram-se os atrativos naturais.
O propósito do artigo é apresentar alguns elementos para que seja refletido sobre as possibilidades de desenvolvimentos de áreas naturais, de áreas economicamente deprimidas, excluídas, vinculando-se as transformações das mesmas em lugares turísticos. O enfoque deste texto será tanto para a invenção destes lugares turísticos, as estratégias e suasimplicações.  E será finalizado com algumas contribuições para um repensar sobre o planejamento do turismo.
O Turismo é uma forma de exploração planejada,uma estratégia de ampliação da apropriação de recursos dos países industrializados nos países em desenvolvimento, porém com recursos naturais a serem explorados.Como foi o caso de Cancun, no México, Cartagena na Colombia, etc...
O Turismo neste caso se revelacomo um campo propicio para que seja reproduzido e consolidado  de acordo com os valores e interesses de grupos capitais e privados e do Estado. São estes quem define o modelo de desenvolvimento turístico.
A carta modelo do turismo corresponde a uma serie de impactos, devido as relações desta nova atividade com as demais atividades humanas e com o território.
A implementação daatividade turística local só é possível com a inserção da região no sistema global. O turismo depende de um plano externo para desenvolver seu plano interno.
As vezes governantes apressados acabam negligenciando estudos prévios dos espaços geográficos e das estratégias de de gestão.Tornando o local propício para pratica do turismo e depois descaracterizando o tipo de trabalho e de vida da população local. Afetandoa cultura, o ambiente e a paisagem local. Estes locais tornam-se estressados.
Porém, para  entender este espaço, configurado como turístico devemos considerar a dissociação crescente de duas lógicas:A do trabalho e a do ócio. È a diferença constitutiva dos espaços de trabalho e ócio que permite distinguir estas duas lógicas. A lógica que rege o ócio tem critério sociais distintos daquela querege a esfera do trabalho. As duas lógicas se contrapõem em matéria de produção espacial.Devido ao conflito constante entre o mundo do turismo com o mundo da produção, que se deve a oposição entre a lógica da ganância que sustenta o segundo, e a lógica do ócio que é o pilar da primeira e sobre a qual se baseiam as atividades turísticas.
A implementação da atividade turística local traz um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do desenvolvimento econômico local: algumas considerações
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • desenvolvimento local

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!