Desenvolvimento sustentável e sociedade pós-mpderna

3004 palavras 13 páginas
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIEDADE PÓS-MODERNA:
Influência na Formação Profissional

RESUMO

A sociedade e as empresas atualmente estão pensando cada vez mais no desenvolvimento sustentável, ou seja, no crescimento sem afetar os recursos necessários. Se por um lado ainda existem empresas que não dão importância para as consequências de suas ações, ou que dizem ser sustentáveis, mas não fazem nada para realmente serem, por outro existem aquelas que criam programas de desenvolvimento sustentável, tanto ambiental como social, podemos citar como exemplo a Mapfre S.A. A sociedade pós-moderna está preocupada com o bem-estar e com o futuro. Por isso cobram das empresas atitudes sustentáveis. Colocando em prática, o desenvolvimento sustentável é uma estratégia que reúne ideais do governo, empresas privadas e sociedade para criar o futuro de maneira a não prejudicar o meio ambiente e sociedade.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Sociedade; Organizações.

1 INTRODUÇÃO

O texto relata sobre o desenvolvimento sustentável que, além da dimensão da sustentabilidade ambiental, acrescenta a dimensão da sustentabilidade social, onde a sociedade interage com as organizações. A sociedade pós-moderna se caracterizada pelas diferentes posições do sujeito diante de situações especificas; a atitude de um indivíduo em determinado lugar, pode atingir diretamente outra pessoa que está muito distante.

O desenvolvimento sustentável deve ser observado em todos os sentidos, ambiental, social, econômico e político. A problemática na implantação de projetos sustentáveis nas organizações vem a ser por causa do desinteresse das empresas ou para não terem aumento em seus custos. O estudo de caso da Mapfre S.A no Brasil e no mundo, mostra como é possível o desenvolvimento socioambiental. A escolha desta empresa foi devido suas ações sustentáveis e seus projetos que dão resultados positivos e que são exemplo para outras empresas. Nosso objetivo com essa pesquisa é

Relacionados