Desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO TRABALHO:
O BRASIL NA CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO
DISCIPLINA:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
POLO:
CONTAGEM
MATRICULA:
TEMA:
Desenvolvimento sustentável
TÍTULO:
O Brasil na conferênciade Estocolmo
OBJETIVO:
Relatar a posição polemica do Brasil na conferência de Estocolmo e seus objetivos.
JUSTIFICATIVA:
Ressaltar a importãncia do primeiro grande encontro internacional, comrepresentantes de diversas nações, para a discussão dos problemas ambientais e onde se consolidou e discutiu a relação entre desenvolvimento e meio ambiente.

INTRODUÇÃO:
Em Estocolmo - Suécia, noperíodo de 5 a 16 de junho de 1972 ocorreu a reunião de 113 países para participarem da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência deEstocolmo.Conseqüentemente, os debates giraram em torno da questão do controle populacional e da necessidade de redução do crescimento econômico resultando em objeto de contestação por parte dos países emdesenvolvimento.
A posição do Brasil - na época sob o governo militar - era a de "Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde", como declarou o Ministro Costa Cavalcanti, na ocasião.DESENVOLVIMENTO:
O Brasil tinha a visão de que todos tinham direito ao crescimento econômico; e liderava 77 países (do total de 113 países)participantes da conferencia, com acusações aos paísesindustrializados e defesa do crescimento a qualquer custo. Em protesto estendeu uma faixa com os dizeres: “Bem vindos à poluição, estamos abertos a ela. O Brasil é um país que não tem restrições, temosvárias cidades que receberiam de braços abertos a sua poluição, porque nós queremos empregos, dólares para o nosso desenvolvimento”. Essa faixa é famosa e causou muita polemica, pois, reflete opensamento da época de todos terem o direito de crescer economicamente mesmo que às custas de grande degradação ambiental.O Brasil se encontrava em pleno milagre econômico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Na...
tracking img