Desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
+

“Desenvolvimento Sustentável é o modo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as futuras gerações.”

 Planejamento Consciência

que recursos naturais

são finitos
 Qualidade

X Quantidade



Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente deenergia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Atividades econômicas podem serencorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. O desenvolvimentosustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.







Não seria possível que os paísesmais pobres adotassem o mesmo tipo de desenvolvimento que os países industrializados. Se isso acontecesse, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes, e a derecursos minerais, 200 vezes. O planeta não suportaria essa carga. Os crescimentos, econômico e populacional, das últimas décadas, foram marcados por disparidades. Embora os países do Hemisfério Nortepossuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.





Oconceito de desenvolvimento sustentável abrange várias áreas, assentando essencialmente num ponto de equilíbrio entre o crescimento, equidade social e a proteção do ambiente. É possivel haverdesenvolvimento sustentável no mundo todo, mas isso não vem ocorrendo na maioria dos países devido a política atual, ambição dos empresários e a visão de consumismo da sociedade.





Um bom começo...
tracking img