Desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil

A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, mais por outro lado, é a que mais gera impactos ambientais seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos, ela é responsável pelo consumo entre 20 e 50% do total de recursosnaturais consumidos pela sociedade, 66% de toda a madeira extraída, 40% da energia consumida e 16% da água potável.

 Construção Sustentável

A construção sustentável não é uma idéia nova, antigamente casas eram construídas de forma que se aproveitavam alguns recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente, como por exemplo, casas com o pé direito alto, janelas maiores visando assim aproveitara luz do sol e também eram criados mecanismos onde se reutilizavam água
da chuva para consumo próprio.
Mas com os avanços tecnológicos e o crescimento da população tais métodos foram
praticamente extintos visando apenas o bem estar e a estética sem se preocupar com o meio ambiente, mas com essa utilização desenfreada dos recursos naturais para beneficio próprio, ocorreu um prejuízo enormepara natureza, como por exemplo; desmatamento, poluição de ar e água e etc.
Devido a esses problemas citados,em meados da década de 70 ouve as primeiras citações sobre a sustentabilidade na construção civil, chegando anos mais tarde a conclusão que a mesma consiste num sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno de forma a atender as necessidades de edificação, habitação euso, preservando os recursos naturais e o meio-ambiente, garantindo a qualidade de vida para gerações atuais e futuras.
Abaixo alguns dos principais princípios de uma construção ecologicamente correta:

1 - Planejamento Sustentável da Obra
2 - Aproveitamento passivo dos recursos naturais
3 - Eficiencia energética
4 - Gestão e economia da água
5 - Gestão dos resíduos na edificação
6 -Qualidade de ar e do ambiente interior
7 - Conforto termo-acustico
8 - Uso racional de materiais
9 - Uso de produtos e tecnologias ecologicamente corretas.

A sustentabilidade de uma obra esta associada a sua capacidade de responder de forma positiva aos desafios ambientais e econômicos da sociedade e devem estar enquadrados em alguns parâmetros básicos. São eles: Ser ecologicamentecorreto, ser economicamente viável e ser culturalmente aceito.
Essa forma de construção custa certa de 10 % a 15 % mais caro do que uma obra convencional, mais esses gastos são recuperados a médio e longo prazo, com a economia de energia e água.

Uma edificação sustentável começa antes mesmo da construção com o planejamento adequado, as escolhas dos materiais e as tecnologias que serãoempregadas, com o intuito de melhorar as condições de vida dos moradores não agredindo o meio ambiente em seu processo de obtenção e fabricação, nem durante a aplicação nem em sua vida útil, a princípio eles devem obedecer os critérios de preservação, recuperação e responsabilidade ambiental.

- Matérias Ecologicos.

- Eficiência Energética:

O método mais utilizado na eficiência energética de umaconstrução sustentável é o aquecedor solar que teve seu preço reduzido devido ao aumento da procura nos últimos anos, algumas construtoras já empregam seu uso em construções de condomínios. Ele é usado para aquecimento de água como de chuveiros, piscinas e também para aquecer ambientes; ele gera um economia média em torno de 30 %.
Outras formas de economia de energia é a utilização dejanelas amplas e bem posicionadas, possibilitando a entrada de luz solar durante o dia, reduzindo assim a utilização de energia elétrica, é muito comum a utilização de lâmpadas fluorescentes que substituem as incandescentes que consomem mais energia, a substituição de chuveiros elétricos, por chuveiros a gás.
Contudo a eficiência energética não dever ser empregada apenas depois do termino da...
tracking img