Desenvolvimento sustentavel das tics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As Tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser definidas como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicaçãoimediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
A palavra comunicação provém do latim “comunis” que significa “comum”. De tal forma que comunicar, significa transmitir ideias e pensamentos com o objectivo de pô-los “em comum” com outro. É a produção e troca de informação pelo uso de signos e símbolos. Envolve acodificação e envio de mensagens, recepção e descodificação das mesmas e sintetizar a informação e o significado. Permeia todos os níveis da experiência humana e é central á compreensão do comportamento humano.
Desde os primordios foi sempre realizada a comunicação das mais variadas maneiras, os homens primitivos comunicavam-se de uma forma rudimentar, usando varios meios para se comunicaremcomo: o fogo, apitos o batuque e outros ojectos.
Com o decorrer do tempo em função das dificuldades que foram registando as forma de comunicação foram se alterando, o surgimeto dos serviços postais, correspondencias que são serviços usados pelos correios, foram fundamentais para o desenvolvimeto das novas tecnologias.
AS ERAS DO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNICAÇÃES
Evolução da comunicação humanaPodemos explicar a história da existência humana através das etapas do desenvolvimento da comunicação, sendo assim essa evolução pode ser dividida em eras:
Era dos Símbolos e Sinais – começou cerca de 90 mil anos atrás. Os hominídeos não falavam. Nesta era utilizavam gestos, sons e alguns outros sinais padronizados, os quais eram passados as novas gerações para que se pudesse viver socialmente.Devido as dificuldades de codificação, e memorização, conclui-se que não era possível, nesta era, a formação de uma cultura relativamente complexa.
A era da fala – inicia-se cerca de 35 e 40 mil anos, atrás acredita-se com o aparecimento do Cro-Magnon que é marcado pela cultura oral, a fala possibilitou o homem dar um salto no desenvolvimento humano, pois através da fala foi possível transmitirmensagens complexas, como também contestar aquilo que foi exposto. Foi nesta época que o homem começou a incluir a arte, sendo as pinturas rupestres as primeiras tentativas de armazenar informações.
A era Escrita – a escrita se consolidou em um período de tempo relativamente curto; começou a ter sentido quando se criou significados padronizados para as representações pictóricas, sendo este oprimeiro passo para a criação da escrita. No início a alfabetização era restrita a especialistas. Cada sociedade criou uma forma particular de escrita, mas foram os sumérios quem transformaram os sons em símbolos, ou seja, os caracteres passaram a representar sílabas, este foi o primeiro passo para a escrita fonética.
A era da Impressão- a era da impressão começou há pouco mais de 500 anos,precisamente em 1438 com Gutemberg. Foram necessárias longas décadas para superar o lobby de monges e de pequenas oficinas comerciais que faziam o trabalho à mão. Bastou um século - cem anos! - e já havia gráficas em quase todas as grandes cidades europeias. Há cerca de 200 anos foi inventado o offset (1739), e após outros 200 anos a primeira máquina Xerox (1938).
Era da Comunicação em Massa, Teve iníciono século XIX com os jornais para pessoas comuns, ou seja, comunicação em massa é aquela destinada ao grande público, tendo a sua maior implantação com o surgimento do cinema, rádio e televisão, o que pode criar uma industria cultural.
Era da Informação É o nome dado ao período que vem após a Era Industrial. Teve início na década de 1980, embora as suas bases tenham começado no principio do...
tracking img