Desenvolvimento sustentável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE EXTENSÃO RURAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – MEXPAR

RUAS, Elma Dias et al. Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável –MEXPAR. Coleção Semear 4. Belo Horizonte: ASBRAER, 2006.

A obra “Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável – MEXPAR” assume como pressuposto básico que todoconhecimento é uma produção social e que encontra-se num constante processo de elaboração, reformulação e validação.
Os autores destacam que para promover e estimular a produção de conhecimentoé de fundamental importância o fortalecimento de processos de mediação entre Extensionistas e Agricultores Familiares. Tais processos devem privilegiar em sua prática, a utilização de técnicas quefavoreçam e estimulem a reflexão dos grupos sociais sobre as relações com o meio físico e social e, a partir desta, a elaboração de novos conceitos e novas experiências.
A mediação sugerida na obraimplica em provocar as leituras de mundo, do ambiente e das relações sociais, estimulando novas compreensões e, olhares e ações possíveis sobre o mundo, o que nos qualifica a reconhecer a realidade enossa ação sobre ela. Essa experiência traz consigo a certeza estimuladora do inacabado, do vir a ser, das verdades relativas e da necessidade de um diálogo permanente entre os atores.Refletindo-se sobre o texto, percebe-se que a MEXPAR não pretende ser “o caminho”, mas uma referência metodológica que se propõe viabilizar a construção coletiva dos sonhos e visão de futuro dos atores sociaiscomprometidos com a transformação social da realidade. Considera a extensão rural como uma ação educativa, como um ato de conhecimento e compreende o extensionista como um educador comprometido com asociedade e facilitador e mediador de uma prática pedagógica que busca estimular a e desenvolver a curiosidade crítica do homem como condição de liberdade e construção e reconstrução do mundo....
tracking img