Desenvolvimento sustentável nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 27 (6551 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS




RESUMO


As organizações empresariais têm percebido que as ações de responsabilidade social são cada vez mais necessárias, tanto para dar diretrizes aos planejamentos estratégicos quanto para compor estratégias de marketing alinhadas com o pensamento dos consumidores. Essa realidade traz à tona a importância de aprofundar a discussão sobre osignificado destas ações empresariais que já fazem parte do cotidiano da sociedade centrada no mercado.
O presente artigo apresenta uma pesquisa teórico-empírica, de natureza exploratória, com o objetivo de verificar se com as iniciativas de responsabilidade social, principalmente sobre a linha empresarial, há a geração de um novo espaço social de colaboração, onde os agentes da sociedade possamdesenvolver projetos e objetivos comuns, em prol da sociedade.
Na pesquisa teórica, o trabalho apresenta a visão de autores que discutem pontos fundamentais para o entendimento desses espaços sociais de colaboração. Na pesquisa empírica, onde foi realizado um estudo de caso, a coleta e análise de dados deram-se a partir da pesquisa documental nos projetos de responsabilidade social de uma empresade base florestal, com atuação em Santa Catarina e no Paraná, e nas entrevistas com stakeholders desta mesma organização. Os resultados demonstram que espaços sociais de colaboração são gerados pelas ações de responsabilidade social das empresas, permitindo maior aproximação entre os setores da sociedade e garantindo um local de construção de boas iniciativas, em direção ao desenvolvimentosustentável.

PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social. Stakeholders. Espaços Sociais.
Complexidade. Delimitações dos sistemas sociais














SUMÁRIO PÁG.

1INTRODUÇÃO.........................................................................................................06
2 REFERENCIAL TEÓRICO ...................................................................................08
2.1 COMPETITIVIDADE NA PRODUÇÃO...................................................................08
2.2 QUALIDADE DE VIDA.............................................................................................09
2.3 MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAISE O USO DOS RECURSOS NATURAIS..............................................................................................................................10
3 METODOLOGIA ......................................................................................................11
4 ESTUDODE CASO ..................................................................................................11
5 ANÁLISE.....................................................................................................................17
6 CONCLUSÃO ............................................................................................................19
REFERÊNCIAS.........................................................................................................22






















1. INTRODUÇÃO


Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades atuais da população, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Ou seja, a idéia é crescer sem destruir o ambiente eesgotar os recursos naturais.
Sustentabilidade econômica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem. Relaciona-se com os demais conceitos que definem desenvolvimento sustentável como sustentabilidade ambiental, social e política.
Quando se fala em sustentabilidade, o conceito remete-se para idéias relacionadas com o Ambiente, seja em que...
tracking img