Desenvolvimento sustentáve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAVALCANTI, C. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo, Cortez Editora, 1995.

A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES.
Constata-se em alguns momentos que a questão da degradação ambiental por conta do consumo desorientado, faz relação bastante próxima quanto ao desenvolvimento do país, a problemática é diversa na dependência do graude desenvolvimento.
Os países subdesenvolvidos e os emergentes, como o Brasil, a questão é bastante complexa em especial no tange a pobreza crescente que vive grande parte de sua população, gerando reflexos em suas moradias, e na forma de consumir.
Locais de moradia suburbana, com esgotos não canalizados, despejados todos os dejetos sólidos ou não em córregos, fossas ou a céu aberto de maneiradesordenada, atingindo o lenço freático, e comprometendo o sistema.
Nestas regiões, é hábito da população queimar seu lixo ou lançá-los em qualquer rio ou terreno baldio sem se preocupar, até porque não tem acesso a informação, com as conseqüências a ambiente.
“O meio-ambiente, por sua vez, possui certa resiliência, ou seja, alguma capacidade de se auto-regenerar das agressões do sistemaeconômico. Entretanto, essa resiliência tem limites. Uma agressão muito forte pode produzir se não ruptura, pelo menos situações críticas. O comprometimento da resiliência do meio-ambiente pode provocar situações irreversíveis, afetando dramaticamente o funcionamento do sistema econômico. É o que acontece, por exemplo, em nível de um ecossistema menos, com áreas que experimentam o processo dedesertificação” (Muller, Charles C. Manual de Economia do Meio-Ambiente – Versão revista – abril de 2001 – UNB – NEPANA, vol. I. p.7).
A preocupação é ainda maior visto o desrespeito dos governantes de países emergente com a qualidade ambiental, em decorrência da falta de investimento suficiente em saneamento básico, estrutura de incineração de detritos sólidos eficientes, limpeza de rios e mangues já poluídos,preservação em geral e em especial educação ambiental que tem por objetivo evitar e sensibilizar a população quanto à importância de preservar o meio.
Os países desenvolvidos também têm seu grau de responsabilidade na destruição de nosso planeta azul. Onde a alta tecnologia e o desenvolvimento, acabam esbarrando em valores ambientais muitas vezes relegados, quando das instalações de indústriascom alto potencial de poluição com a emissão de gases tóxicos em larga escala, o excesso de carros muitas vezes ainda sem o filtro de proteção, utilização em agricultura de venenos perigosíssimos que acabem atingindo o lençol freático e o desmatamento constante para a produção do capital (importante notar que estes problemas também são encontrados nos países emergentes, contundo em menos escala).Segundo Heloísa D. Penteado, “Segundo dados do Programa da ONU para o Meio Ambiente de 1992, a participação dos países do mundo na produção de lixo tóxico em milhões de toneladas por ano, durante a década de 80, foi à seguinte:”
Produtores Lixo Tóxico
Milhões de toneladas/ano
EUA 275
Europa Ocidental 25
Europa Oriental 22
Restante do Planeta 19

Continua: “Os Estados Unidos despejaramna atmosfera um bilhão de toneladas de gás carbônico, em 1990, enquanto que o Brasil, nesse mesmo ano, despejou 610 milhões de toneladas.” (Penteado, Heloísa de – Meio Ambiente e Formação de Professores, 5º Edição, Editora Cortez, Coleção Questões de nossa época).
Observe no quadro o tempo de decomposição natural de alguns itens:
INTES TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
Papel De 3 a 6 meses
Panos De 6meses a um ano
Filtro de Cigarro Mais de cinco anos
Madeira Pintada Mais de 13 anos
Náilon Mais de 20 anos
Metal Mais de 100 anos
Alumínio Mais de 200 anos
Plástico Mais de 400 anos
Vidro Mais de 1000 anos
Borracha Indeterminado

O CONSUMO INADVERTIDO DA ÁGUA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vários países já passam por problemas gravíssimos de abastecimento de água por não terem cuidado em...
tracking img