Desenvolvimento Socioeconomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Curso de Ciências Econômicas




DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO


Ana Luisa Michi
408.838.0-9
Felipe Conde
408.451.0-9
Giovani G. Pereira
408.381.0-2
Jozilda Santos
409.035.7-5
Paulo V. Prado
308.775.5-5

Prof. Dr. Raphael Bicudo





São Paulo
2013

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2
1. QUAL O PAPELDOS ECONOMISTAS DO DESENVOLVIMENTO? 3
2. QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DA ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO? 4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5

1. QUAL O PAPEL DOS ECONOMISTAS DO DESENVOLVIMENTO?


“(...) vivemos igualmente em um mundo de privação, destituição e opressão extraordinárias. Existem problemas novos convivendo com antigos – a persistência da pobreza e de necessidades essenciais nãosatisfeitas, fomes coletivas e fomes crônicas muito disseminadas, violação de liberdades políticas elementares e de liberdades formais básicas, ampla negligência diante dos interesses e da condição de agente das mulheres e ameaças cada vez mais graves ao nosso meio ambiente e à sustentabilidade de nossa vida econômica e social. Muitas dessas privações podem ser encontradas, sob uma ou outra forma, tanto empaíses ricos como em países pobres. Superar esses problemas é uma parte central do processo de desenvolvimento” (Amartya Sem)

Se questionar sobre qual o real papel do economista é essencial para todos que estão ingressando na carreira e até mesmo para os economistas que já exercem a profissão.
Será que a solução para os problemas econômicos está no livre mercado e que o principal objeto deestudo do economista deve ser o acúmulo de capital?
O “novo” economista tem vários desafios, a economia é uma ciência dinâmica, seu aprendizado deve ser constante, um aprendizado que não termina mesmo quando se domina a teoria econômica, devendo esse profissional compreender os novos fatos, possuir uma visão panorâmica do ambiente econômico, lembrando que essa ciência pode sempre se refazer, porisso um profissional que atue com esmero não deve abrir mão da criatividade e da busca de soluções para os problemas atuais.
O papel do economista do desenvolvimento é pensar antes no social, fazendo com que o social esteja acima da acumulação de capital. Dominar a teoria é indispensável, mas compreender a dinâmica social é o que possibilita a ação, como diz Leonardo Boff: “ideias podemos atétê-las, mas o que realmente move o mundo são nossas ações”.
Espera-se que o economista moderno tenha uma visão que priorize o “ser” e não o “ter”, que foque sua atuação no objetivo de atender ao coletivo, buscando contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e equânime, maximizando o bem-estar geral, não permitindo que sua atuação se limite a uma mera questão mercadológica.
O economista dodesenvolvimento deve utilizar como instrumento a cooperação, pois atitudes voltadas à promoção coletiva de externalidades positivas só podem trazer benefícios a toda sociedade, enquanto a competição privilegia os mais abastados e contribui para a segregação e divisão dos seres pelas condições financeiras e status.
Não se trata aqui de apenas aumentar a igualdade no consumo de mercadorias, pois obem-estar coletivo não pode se condicionar puramente a uma visão mercantilista, onde o ser humano é visto apenas como um consumidor.
Somente com o progresso a chance dos que não tem nada passa a existir, progresso alcançado mediante cooperação, pois a competição atenua as desigualdades, desigualdades que podem ser comparadas à escravidão, pois faz com que grande parte da população não usufrua desua liberdade devido à pobreza.
Um dos papéis da Economia é administrar os recursos que são escassos, para que seja possível a produção e distribuição de bens e serviços, atendendo às necessidades de toda população.
O economista deve entender as questões ecológicas e relacioná-las com a escassez dos recursos, que são finitos, e o crescimento econômico só é viável se não comprometer as gerações...
tracking img