Desenvolvimento socio economico brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise de transição da década de 1920

As estruturas da sociedade brasileira prolongaram por cerca de 100 anos a emancipação política. Esse período teve uma fase importante de transição da evolução histórica brasileira. em conseqüência a década de 20, a nação viveu sua primeira grande crise global aguda.
O conflito mundial mostrou que os países necessitam de poderosas forças armadas e quesegurança nacional dependia também do seu desenvolvimento econômico e social. Pensar em economia era apontar no rumo da industrialização, os países mais adiantados no mundo, que tenham realizado seu progresso através da implantação de um parque industrial.
Importantes transformações operavam-se em diversos níveis:

· o processo de industrialização da economia;
· novas classes sociais(burguesia e proletariado)
· a legitimidade do sistema político, dominado pela aristocracia agrária exportadora.
· mudanças ideológicas, elevando os debates em torno dos problemas nacionais e da busca dos novos rumos para o país.
·
· O ano de emancipação política (1922) pode ser tomado como o ano-chave desse processo de transição histórica da sociedade brasileira. Foi assinalado por algunsacontecimentos simbolicamente marcantes dessa época.
· Semana da Arte Moderna
· Fundação do Partido Comunista do Brasil (PBC)
· Criação do Centro D. Vital
· Revolta do Forte de Copacabana

Transformações no Mundo

É importante perceber que no contesto global tiveram transformações a partir da primeira guerra mundial.
No mundo capitalista a Europa passou seu poder para EUA. As potênciaseuropéias desgastaram-se como a guerra, seu poderio e influência no mundo encontram em declínio, por outro lado, aproveitando as circunstâncias favoráveis do conflito, ocorria a emergência e projeção dos EUA como potência mundial. Assumindo o comando do mundo capitalista e liderando a segunda fase da Revolução Industrial. (Marcada pelo petróleo, automóvel, avião). Encerravam-se a fase inglesa e passava-separa a fase norte-americana. E o Brasil transitava da órbita da Inglaterra para a órbita dos EUA. (da libra para o dólar) estreitando seus vínculos com os interesses do novo Centro de poder mundial.
A Europa entrou em aguda efervescência sócio-política, onde confronto e disputa de posições provocava confusões generalizadas. Os gastos e a destruição provocados pela guerra haviam a criado umambiente de insatisfação e incerteza e de aguçadas reivindicações provindas das camadas trabalhadoras. Os governos democráticos mostravam-se incapazes de conduzir a sociedade à superação dos problemas e conflitos internos. Esse ambiente exasperado criou as condições objetivas para o surgimento de regimes totalitários em vários países, como nazismo (Alemanha), facismo (Itália), franquismo (Espanha),salazarismo (Portugal).
Na Rússia, em plena guerra, ocorreu a vitória da Revolução Socialista. Esse fato teve influencia crescente no mundo.O socialismo/comunismo deixava de ser apenas uma teoria que podia ser encontradas nos livros e na cabeça de alguns ''sonhadores'' e passava a ser um ideal, colocado em prática numa sociedade determinada e com pretensões de rápida expansão no mundo através doInternacional Socialista.
No pós guerra, acelerou, de forma crescente, o processo de monopolização da economia. Esse processo ainda era baseado nas economias nacionais, mas já apresentava crescente tendência supranacional. Desse fato e dessa perspectiva decorria a necessidade de os mentores capitalistas, cujo o centro mais poderoso passava-se a localizar-se nos EUA.
Outra mudança no período pósguerra foi a emergência e crescente afirmação do operário como o ator político de peso, em muitos países e particularmente nos de maior desenvolvimento industrial.

Mudanças Econômicas

No plano econômico, as mais significativas mudanças foram a partir das primeiras décadas do séc. XX, ocorreram duas direções. De um lado, esgotaram-se a possibilidade de crescimento da economia baseada na...
tracking img