Desenvolvimento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SOCIAL











Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ciência Política; Econômia Política; Fundamentos Historicos Teoricos e Metodologicos do Serviço Social III; Oficina de Formação – Questão Social; Seminário Temático III.

Prof. Sergio de Goes Barboza; Daniela Sikorski; Paulo SérgioAragão; Giane Albiazzetti.















Serrinha – Ba
2011
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO ......................................................................................... 04
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – ATIVIDADE 01....................................................................................... 05
2.2 – ATIVIDADE 02...................................................................................... 07
2.3 – ATIVIDADE 03 .......................................................................................12
3. CONCLUSÃO ........................................................................................... 13
4. BIBLIOGRAFIA ......................................................................................... 14


















1.INTRODUÇÃO


No mundo é possível notar que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se resumem em alguns aspectos: bens matérias, cultura, religião, raça, sexo entre outras.
Dentre estes aspectos destaca-se a diferença entre: o físico e o social. Discussões que expõe as classificações destas diferenças permeiam a nossa sociedade há muito tempo, pois destas diferençasdeu-se origem ao termo: Desigualdade Social.
Esta é uma frase muito comum, pois vivemos e temos trabalhado para conseguir destruir essa questão social que vem afligindo a nossa sociedade. Grandes pensadores já debatiam sobre a desigualdade social, dentre eles o intelectual e revolucionário Karl Marx.
Sendo assim vamos entender um pouco mais sobre o que é a desigualdade social, o são produzidas, o queMarx pensava sobre este tema, e como podemos contribuir para extinguirmos esta expressão da nossa sociedade.2. DESENVOLVIMENTO
2.1- ATIVIDADE 01

Autor escolhido: Karl Heinrich Marx Concepção do autor Exemplo encontrado atualmente que justifica a concepção


Desigualdades sociais
Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades.
Nóspodemos perceber que ainda existem divisões de classes sociais.
O trabalho no campo ainda hoje é um exemplo de dominação. Desencadeando a desigualdade.




Concepção de Estado e Governo
Em seu pensamento é a luta de classes ente a burguesia, detentora do meio de produção e do poder econômico e o proletariado destituído do meio, mas estando alienado através da mão-de-obra à classe burguesa.Trabalho escravo no engenho, que existe ainda hoje.





A concepção das Leis para vida em sociedade Para Marx a sociedade é comparada a um edifício no qual, as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc.).
O pensador abordaformas de enfrentamento das desigualdades sociais? Se sim, como? Sim, através de uma revolução. O trabalhador teria de se unir e tomar o poder. Então tudo seria pensado e feito sob a ótica dos operários. Sim ainda é adotada a pratica de manifestos, para garantia dos direitos trabalhistas por exemplo.












2.2 – ATIVIDADE 02
Desde o inicio dos tempos o ser humano...
tracking img