Desenvolvimento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE CUSTOS NO SEGMENTO DE HOTÉIS
Letícia Borges de Almeida*
Luísa Dangoni de Paula*

RESUMO
Com o mercado cada vez mais competitivo, é de extrema importância que as empresas saibam identificar seus custos e como geri-los. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em hotéis de Uberlândia- MG, sobre a utilização de informações de custos noprocesso gerencial. Comenta ainda a importância das informações sobre custos e demonstra os resultados que foram obtidos em relação à utilização de sistemas de custeio. Após analisar o resultado da pesquisa aplicada, notou-se que os hotéis apesar de perceberem a importância das informações sobre custos, precisam utilizar mais no seu gerenciamento ferramentas que facilitem o fornecimento de informaçõesmais precisas que venham a ajudar no aumento da lucratividade e também competitividade dos hotéis.
Palavras-chave: custos na hotelaria, gestão de custos, custeio em hotéis.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO
2- REFERENCIAL TEÓRICO
3- MATERIAL E MÉTODO
4- ANÁLISE DE RESULTADOS
5- CONSIDERÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS

1- INTRODUÇÃO
O Turismo é um dos setores daeconomia que vem se destacando cada vez mais no contexto sócio-econômico. Dentre diversas infra-estruturas básicas, a atividade turística exige uma estrutura específica para servir de apoio ao turista em sua estada: os meios de hospedagem. Incluem-se neste setor pousadas, albergues, motéis, flats, apart-hotéis, hotéis, dentre outros empreendimentos de diferentes categorias, que variam desde unidadesmais simples às mais elegantes e sofisticadas atendendo aos mais variados perfis de turistas.
O setor hoteleiro, conforme Coltman (1989, p.163), é um grande empregador e contribui significativamente com a economia através dos salários pagos aos empregados e da arrecadação de impostos. No Brasil, o setor é responsável pela geração, em média, de mais de 550 mil postos de trabalho e contribui com2,2% da arrecadação total de impostos, segundo Silva (2002, p.03).
O turismo de negócios é o principal foco dos investimentos hoteleiros no Brasil, é para este público que está sendo voltado o maior número de investimentos. Uma das estratégias é o oferecimento de hospedagens econômicas onde o fator chave é a relação custo-benefício para o consumidor, atendendo aos desejos das empresas de reduçãocustos com hospedagem de funcionários.
Frente a este quadro, as organizações deste setor estão buscando alternativas, seja por novos modelos de gestão ou pela criação de produtos diferenciados, a fim de se tornarem mais competitivas passando à frente de seus concorrentes e se manter no mercado. As organizações que contemplam serviços de hospedagens necessitam de adequados sistemas de gestão,incluindo a sistemática de informações de custos, que auxiliem na tomada de decisões. O sistema da apuração e alocação dos custos é essencial para a formação dos preços de produtos e serviços e também para a composição da lucratividade de um empreendimento hoteleiro, além de constituir fator importante para a sobrevivência da organização.
Acompanhando esta evolução do setor hoteleiro, o municípiode Uberlândia, localizado no Triângulo Mineiro, sudoeste de Minas Gerais, tem este segmento do turismo como sua principal atividade. Segundo informações do Uberlândia Convention & Visitors Bureau, o turista de negócios representa 90% da taxa de ocupação dos hotéis da cidade. O desenvolvimento deste segmento vem sendo amparado por um crescimento paralelo do parque hoteleiro, que se aparelha paraatender a este nicho de mercado.

Tendo em vista a importância desse segmento para Uberlândia e do turismo de negócios, que tem como ferramenta muito importante o gerenciamento e a redução de custos, realizou-se esse estudo com o objetivo de conhecer as práticas relativas ao processo de gestão de custos no segmento de serviços de hospedagens no município de Uberlândia e região.
2-...
tracking img