Desenvolvimento social e da personalidade dos adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento social e da personalidade dos adultos

Psicólogos humanistas enfatizam o potencial para desenvolvimento positivo
Segundo Papalaia & Olds (2006), quatro importantes perspectivas sobre a personalidade adulta são oferecidas pelos modelos de traços, modelos normativos de crises, modelo de regulação por eventos e modelos humanistas.

O modelo de cinco fatores de Costa e McCrae é organizado em torno de cinco conjuntos de traços: neuroticismo, extroversão, abertura para experiência, escrupulosidade, e amabilidade. Estudos demonstram que as pessoas mudam muito pouco nessas áreas depois dos 30 anos (PAPALAIA & OLDS, 2006).

Os modelos normativos de crises, exemplificados por Erikson, Vaillant, Levinson e Helson, sustentam que existe um plano embutido para odesenvolvimento humano e que durante cada parte do ciclo da vida as pessoas enfrentam uma crise ou tarefa particular (PAPALAIA & OLDS, 2006).

O modelo de regulação por eventos sugere que o desenvolvimento humano é influenciado por acontecimentos importantes na vida de uma pessoa e que o momento de um acontecimento afeta a reação a ele. Os eventos percebidos como não normativos, ou “fora deépoca”, geralmente são mais estressantes do que aqueles que ocorrem “na época”. À medida que a sociedade torna-se menos consciente da idade, o “relógio social” adquire menos significado (PAPALAIA & OLDS, 2006).

Os modelos humanistas, exemplificados por Maslow, veem as pessoas como atuantes em seu próprio desenvolvimento por meio da escolha, da criatividade e da autorrealização. Os psicólogoshumanistas enfatizam o potencial para desenvolvimento positivo e saudável. As pessoas, independente da idade ou circunstâncias, assumem o controle de suas vidas e promovem seu próprio desenvolvimento por meio das capacidades exclusivamente humanas de escolha, criatividade e autorrealização (PAPALAIA & OLDS, 2006).

O psicólogo humanista, Abraham Maslow, identificou uma hierarquia de necessidadesque motivam o comportamento humano. Segundo ele, as pessoas podem se esforçar para satisfazer necessidades mais elevadas. A necessidade mais básica é a sobrevivência fisiológica. Pessoas famintas correm grandes riscos para conseguir comida, somente depois de obtê-la é que poderão concentrar-se no nível seguinte de necessidades, aquelas referentes à proteção pessoal. Estas necessidades, por suavez, devem ser significativamente satisfeitas para que as pessoas possam buscar amor e aceitação, estima e realização, e finalmente autorrealização, a plena realização do potencial (PAPALAIA & OLDS, 2006).

As pessoas autorrealizadas têm aguda percepção da realidade, aceitam a si mesmas e aos outros e apreciam a natureza. Elas são espontâneas, altamente criativas e autodirigidas. Elas sãoboas na resolução de problemas, se identificam com os outros, estabelecem relacionamentos satisfatórios e produtivos com outras pessoas, apresentando também certo distanciamento, um desejo de privacidade. Elas têm um forte senso de valores e uma estrutura de caráter não autoritária, respondem à experiência com apreciação renovada e rica emoção, e muitas têm o que Maslow chamou de experiênciasmáximas. Diz-se que apenas cerca de uma pessoa em 100 atinge esse ideal sublime. Ninguém jamais chega a ser completamente autorrealizado, a pessoa saudável está sempre ascendendo a níveis mais satisfatórios (PAPALAIA & OLDS, 2006).

Maslow e outros autores humanistas oferecem modelos otimistas de desenvolvimento que dão atenção especial aos fatores internos da personalidade: sentimentos, valores eesperanças. As teorias humanistas tiveram contribuição valiosa ao promover abordagens, tanto da educação de crianças quanto de autoaperfeiçoamento de adultos, que respeitam as peculiaridades do indivíduo. Suas limitações enquanto teorias científicas estão muito relacionadas com sua subjetividade, seus conceitos não são claramente definidos e assim são de difícil utilização como base para...
tracking img