Desenvolvimento regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Regional


Sob a hegemonia do fordismo como modelo de organização empresarial, a verticalização das empresas foi considerada estratégia essencial para odesenvolvimento das mesmas e do sistema capitalista. Com a crise dos anos 70 e 80 e o posterior encaminhamento de suas soluções a partir do advento de novas tecnologias, o modelo deorganização industrial tendeu a mudar substancialmente, apresentando forte influencia nas economias regionais.

O tipo predominante da estrutura organizacional surgida com o advento dagrande empresa industrial, no inicio deste século, sob o paradigma de produção em massa, pressupunha, dentre outros princípios, a estratégia de integração vertical das empresas.Havia uma lógica predominante, onde a empresa deveria reunir em uma mesma unidade de produtiva o máximo de atividades.

Nos anos 60 e 70 havia muitas greves nas indústrias norteamericana, essa situação forçou as empresas a buscarem novas formas de manufatura, o just in time foi um exemplo de sistema de produção japonesa no qual começou a ser utilizada devidoas vantagens de eliminação ou minimização de estoque que passou ser muito utilizada. As montadoras passou a produção de vários componentes e sub-componentes a empresas de menor porte etambém houve a descentralização gerencial.

As micro e pequenas empresas passaram a “mostrar” sua competitividade através da diferenciação de produto associado ou não ao nichode mercado, liderança de custo e flexibilidade/custos, participando de uma rede de empresas flexíveis.

A tendência para a desintegração vertical na produção ou áreaadministrativa das grandes empresas industriais está fundamentalmente relacionada a um dos aspectos mais importantes da estratégia de manufatura, ou seja, as decisões de produzir ou comprar.
tracking img