Desenvolvimento Psicossicial na Meia Idade

1499 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
ACADÊMICA: LUIZA CARLA EICH

Desenvolvimento Psicossocial na meia idade (TAE)

A meia-idade é uma época especial. Pessoas de meia-idade não estão apenas na metade do ciclo de vida adulto, em condições de olhar para trás e para frente de suas vidas; elas também são a ponte entre as gerações mais velhas e mais jovens. Muita coisa pode acontecer durante o período de 25 anos que chamamos de idade adulta e essas experiências afetam o modo como as pessoas vêem, sentem e agem ao ingressar na terceira idade. Mudança e continuidade na meia-idade devem ser vistas sob a perspectiva de todo o ciclo de vida. Além disso, as vidas não progridem soladamente. Rotas individuais cruzam-se ou chocam-se com as dos familiares, as dos amigos e conhecidos e as de estranhos. O trabalho e os papéis individuais são interdependentes.

Os pesquisadores estudam três tipos de mudanças no desenvolvimento: mudanças relacionadas a necessidades ou a tarefas maturacionais que todos os seres humanos experimentam em determinadas épocas da vida, mudanças relacionadas a papéis culturalmente endossados ou com fatos históricos que afetam uma determinada população, mudanças relacionadas a experiências incomuns ou a um momento pouco comum para a ocorrência de eventos de vida. As teorias clássicas que tratam desses três tipos de mudança são os modelos de crises normativas e o modelo de momento de ocorrência de eventos.

O psicólogo suíço Carl Jung, o primeiro grande teórico do desenvolvimento adulto, sustentava que um desenvolvimento saudável na meia-idade exige individuação, a emergência do verdadeiro self através da equilibração ou da integração das partes conflitantes da personalidade, incluindo aquelas até então negligenciadas. Até aproximadamente os 40 anos, disse Jung, os adultos concentram-se nas obrigações com a família e com a sociedade, desenvolvendo os aspectos da personalidade que

Relacionados