Desenvolvimento psicomotor atraves da equoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR ATRAVES DA EQUOTERAPIA[1]

Fernando Moreira Rosa[2]
Helenice Maria Tavares[3]
Maria Guilhermina Coelho de Pieri[4]

Resumo:
Desde a antiguidade o cavalo vem sendo utilizado como instrumento de educação e reeducação motora com fins de auxiliar no tratamento de pessoas com as mais diversas moléstias, sejam elas psíquicas ou físicas. Este tipo de tratamento traziabenefícios ao praticante e à sua família, readaptando-o à sociedade, a uma vida mais independente e mais saudável. Entretanto é necessário compreender como este trabalho é realizado e quais os benefícios que ele proporciona. Esta pesquisa tem o objetivo de verificar, identificar, compreender e elucidar os benefícios da equoterapia para o desenvolvimento psicomotor através de uma pesquisabibliográfica sobre o assunto em questão. Como resultado desta pesquisa foi possível identificar uma forma prazerosa de estimulação psicomotora e que os benefícios não ficaram somente restritos ao desenvolvimento físico ou psíquico abrangendo também outros fatores positivos ao indivíduo praticante.

Palavras-Chave: Psicomotricidade. Equoterapia. Desenvolvimento psicomotor

1. Introdução


Aequoterapia é uma prática de estimulação de educação, reeducação e reabilitação motora, através de atividades eqüestres e de equitação.
Já é fato que a equoterapia traz inúmeros benefícios a seus praticantes, entretanto é notório pesquisar como esta prática é realizada e quais são os benefícios físicos e psíquicos para seus praticantes.
Saber identificar como é praticada e quais osbenefícios que a equoterapia proporciona, possibilita um planejamento ordenado e especifico para a necessidade de cada aluno praticante favorecendo ao seu instrutor a organização planejamento antecipadamente respeitando a individualidade e particularidade de cada aluno para obter os resultados que almeja.
Partindo deste pressuposto, é colocado o desafio da pesquisa em busca da elucidaçãode como esta prática deve ser feita, avaliar o exercício e os movimentos executados pelo aluno e identificar quais são os benefícios que estes exercícios podem proporcionar a este equitador.
Na expectativa de que os objetivos desta pesquisa sejam alcançados, foi realizada uma minuciosa pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado, onde todo o material recolhido passou por uma triagem apartir da qual foi possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, conclusivamente, serviram à fundamentação teórica do estudo. Portanto esta pesquisa teve o objetivo de conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre o tema aqui abordado. Ele deu o suporte para todas as fases da pesquisa,uma vez que auxiliou na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração das Considerações Finais.


2. A Psicomotricidade

Ao longo dos anos o estudo da psicomotricidade vem se desenvolvendo cada vez mais, sendo que cada nova descoberta, se torna um marco para o estudo. A história dapsicomotricidade começa a se escrever tendo como ponto principal, os estudos e pesquisas realizadas na França, sendo que nesta, foi delineado uma prática na qual a utilização dos gestos, do movimento e do corpo, foi conquistando inúmeros adeptos, tanto no campo clínico como também no educativo. (LEVIN, 1995 p.21)
Com o avanço dos estudos na área da psicomotricidade, tornou-se possívelmapear as zonas do córtex cerebral e a partir deste mapeamento, descobriu-se que nem sempre uma disfunção motora pode estar associada a uma região lesionada levando assim as primeiras pesquisas da psicomotricidade a um enfoque neurológico. Vários estudiosos destacaram ao longo dos anos, como Dupré, Wallon, Guilmain, cada um por apresentar suas descobertas e métodos de trabalho com o motricismo....
tracking img