Desenvolvimento profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: 10712–Letras–Licenciatura Português e Inglês
Professora EAD: Profª Edilene Mª. de Oliveira
Acadêmicas:
Joana Darc M. Ribeiro

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tema: Professor de Letras

Ananindeua - PA – 2011
Introdução
A era tecnológica torna o mercado de trabalho mais competitivo, e os profissionaisacabam não se qualificando para a nova perspectiva deste setor. É evidente que esta problemática tem suas raízes na preparação do individuo desde a escola, pois não é dado a este o preparo necessário para sua vida profissional, salvo os que tiveram a oportunidade de frequentar uma escola de ensino técnico na qual qualifica seus discentes para as profissões propostas em seus currículos acadêmicos.Mas nós como educadores que temos como missão a formação de caráter, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e as motoras, estamos qualificados para suprir as necessidades que nossos alunos possuem? Como estamos nos qualificando para esta Era Tecnicista, no qual estamos ligados intricicamente? Podemos desenvolver habilidades e competências nos futuros profissionais, visto que nós mesmos nãoconseguimos mediar os nossos conhecimentos nesse novo processo de inclusão digital. O que a maioria dos profissionais da área de educação, seja ela qual for, está fazendo para se modernizar e ter alguma chance de sucesso no competitivo cenário globalizado, ele deve se mostrar apto a lidar com os novos apelos do mercado, com as novas tecnologias e com a necessidade constante de rever métodos econceitos.
Alguns especialistas mencionam que a solução está na parceria entre empresas e universidades. "Assim, o currículo fica mais atualizado, o professor que dá a aula tem que estudar para acompanhar o trabalho do aluno, o grau de motivação dos alunos é maior e o conteúdo fica mais adequado às necessidades da companhia", justificam. Os educadores têm que ter o olhar para os conceitos dedescentralização, autonomia, iniciativa, proatividade, senso crítico, criatividade e pensamento sistêmico. Incentivar a formação de pessoas com perfil adequado aos desafios globais deve ser desde já, uma das prioridades da educação brasileira. Na realidade, estamos atrasados nessa jornada: o "apagão da mão-de-obra" vem sendo debatido, por estudiosos, há muito tempo.A queda na procura pelos cursos de pedagogiaé constatada anos depois da queda pelos cursos de disciplinas específicas para atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, isto são dados do último Censo de Educação Superior do Mec. O apagão de professores já é real.

O aperfeiçoamento dos profissionais pode começar pelo marketing pessoal, que não se trata de um receituário milagroso para solucionar problemas. Mas sim,uma ferramenta para projetar uma imagem que corresponde ao autoconceito de uma pessoa. Nos ajuda a desenvolver nossa identidade e nos diferencia de nossos concorrentes, fortalecendo o autoconceito, que nos torna necessários à empresa. Colocar-nos em destaque, expondo nossas habilidades, é o modo de mostrar nossas “essências”, desenvolvendo uma identidade forte. O educador deve tercompetência que éa capacidade de transmitir uma informação sucinta, para que o outro receba com clareza. Para que haja comunicação efetiva são necessários alguns elementos básicos como elaborar as ideias, codificar, transmitir, receber e dar feedback. Somos seres sociais, dar criticas fortalece os pilares do nosso conhecimento.
Em relação à classificação brasileira de ocupações os professores de línguaportuguesa do ensino fundamental (CBO- 2313-35) são aparados por estae como o próprio nome aponta é o documento no qual estão contidas a descrição e utilização das principais famílias ocupacionais do mercado de trabalho brasileiro.A mesma é uma ferramenta de norteamento para que qualquer empresa,enquadre seus funcionários nos padrões para:
- referenciar o planejamento de politicas de trabalho voltados a...
tracking img