DESENVOLVIMENTO POR SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES, A CEPAL E O DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

2254 palavras 10 páginas
Desenvolvimento por Substituição de Importações, a CEPAL e o Desenvolvimentismo no Brasil

Apresenta a abordagem da industrialização por substituição de importações, a visão cepalina do desenvolvimento econômico e os principais aspectos do pensamento econômico brasileiro, dominante entre 1940 e início da década de 1960.
Inclui a discussão de algumas teses em debate no Brasil sobre a questão dodesenvolvimento, após 1964.

Crescimento por substituição de importações
Pela teoria clássica do comércio internacional, cada país deveria especializar-se na produção daqueles bens para os quais possui vantagens comparativas de custo. Desse modo, como explicou Ricardo, o produto da economia mundial acabaria aumentando, assim como o bem-estar social. Os países com abundantes recursos naturais especializar-se-iam em produtos primários e os países ricos, de tecnologia mais avançada, aprofundariam sua especialização em produtos manufaturados específicos. Desse ponto de vista, o padrão da divisão internacional do trabalho iria reger as vantagens comparativas entrepaíses.
Pela teoria neoclássica do comércio internacional, de Hecksher e Ohlin, a especialização deriva das diferenças de dotação de fatores entre países. Aqueles com abundância de mão-de-obra e, portanto, salários mais baixos seriam especializados na produção e exportação de bens incorporando técnicas de trabalho intensivo. Inversamente, países com escassez de trabalho e abundância de capitais iriam produzir e exportar, preferencialmente, bens adotando técnicas de capital intensivo, poupadoras de trabalho (Souza, 2003, p. 269).
As teorias clássicas e neoclássicas do comércio internacional são estáticas, levando em consideração apenas as condições de um dado momento. No longo prazo, com a própria industrialização, outros produtos passam a apresentar especialização. Vantagens comparativas dinâmicas constituem um princípio mais amplo e baseiam-se na redução de custos no tempo. Novos produtos podem tornar-se

Relacionados