Desenvolvimento político e social por maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Político e Social

Dessa feita escreve Maquiavel:

“Enveredando por um caminho ainda não trilhado”, como reconhece explicitamente nos discursos, o autorFlorentino reinterpreta a questão da política. Ela é o resultado de feixes de forças, provenientes das ações concretas dos homens em sociedade, ainda que nem todas as suas facetas venham do reino e daracionalidade e sejam de imediato reconhecíveis. Ao perceber o que há de transitório e circunstancial no arranjo estabelecido em uma determinada ordem, monta um enigma para seus contemporâneos. Enigmaque se recoloca incessantemente e que a cada significado encontrado remete a outra significação para além de si. Este pensamento em constante transmutação e fluxo, que determina seu curso pelomovimento da realidade. (2001:18)

Provavelmente esta constante transmutação e fluxo, pelo qual norteiam o curso e o movimento da realidade esteja ligado ao estudo do passado, que tornou-se fonte deconhecimento dos fatos dos quais se deve extrair as caudas e os meios utilizados para enfrentar o caos resultante da expressão natureza humana.

“Aquele que estudar cuidadosamente oPassado pode prever os acontecimentos que se protagonizarão em cada Estudo e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já tornam empregados,imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.” (Discurso, Livro I, cap. XXXIX.)

Retomando o assunto exposto, observa-se que a história é tomada por acontecimentos que se repetemconstantemente e tornam uma cadeia intrínseca de fatos que podem ser modificados graças a capacidade do homem de criar novas perspectivas no campo político; partindo de interesses aos quais achemconveniente no meio em que estejam inseridos. Dessa maneira o poder político torna-se uma ferramenta na mão de alguns; observa-se então que sua origem esteja ligado a própria natureza humana.

Estado...
tracking img