Desenvolvimento plano de continuidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Plano de Continuidade de Negócios -PCN (do inglês Business Continuity Plan - BCP), é o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratégias e planos de ação de maneira a garantir que osserviços essenciais sejam devidamente identificados e preservados após a ocorrência de um desastre, e até o retorno à situação normal de funcionamento da empresa dentro do contexto do negócio do qual ela fazparte. O plano de continuidade de negócios é responsabilidade dos dirigentes da organização. A equipe de gerência da segurança pode auxiliar nessa tarefa, mas nao pode ser responsabilizada por usainteira implementação. Tal auxílio pode contemplar a criação, manutenção, divulgação e coordenação do plano de contigências.

Além disso, sob o ponto de vista do PCN, o funcionamento de uma empresadeve-se a duas variáveis: os componentes e os processos.

Os componentes são todas as variáveis utilizadas para realização dos processos: energia, telecomunicações, informática, infra-estrutura,pessoas. Todas elas podem ser substituídas ou restauradas, de acordo com suas características.

Já os processos são as atividades realizadas para operar os negócios da empresa.

O Plano de Continuidadede Negócios é constituído pelos seguintes planos:

Plano de Contingência,
Plano de Administração de Crises (PAC),
Plano de Recuperação de Desastres (PRD) e
Plano de ContinuidadeOperacional (PCO).

Todos estes planos têm como objetivo principal a formalização de ações a serem tomadas para que, em momentos de crise, a recuperação, a continuidade e a retomada possam serefetivas, evitando que os processos críticos de negócio da organização sejam afetados, o que pode acarretar em perdas financeiras.

No que diz respeito à necessidade de atualizações, o Plano deContinuidade de Negócios deve ser revisado periodicamente, pois mudanças significativas em componentes, atividades ou processos críticos de negócio podem fazer com que novas estratégias e planos de ação...
tracking img