Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tema: Nova Geração - Adaptação e Tendências de mercado

O mercado atualmente exige profissionais qualificados e preparados para lidar com as alterações e atualizações mundiais constantes na área pessoal e profissional. Na educação o desafio é fazer com que o aluno se desenvolva de acordo com essas tendências e necessidades, para isso o educadorprecisa se aprimorar, inovar seus conhecimentos e técnicas e transmitir esse desafio ao aluno para que se torne critico, avaliador e analista das situações cotidianas no mundo cada vez mais competitivo, infelizmente a muito que se fazer em relação à estrutura educacional brasileira, muitas são as dificuldades e pouco investimento para chegarmos ao modelo ideal de educação.

Oportunidades eameaças presentes no cenário global

Concentrando o foco nas tendências econômicas mundiais, percebemos que a forte expansão da economia criou oportunidades que proporcionaram um incentivo maior para as empresas se expandirem globalmente. Quando o pais cresce rapidamente, os governos tendem a ver com bons olhos quem vem de fora. Um pais em desenvolvimento, como no caso do Brasil, participa dosmercados em expansão e gera oportunidades para todos, o que exige dos profissionais atualizações cada vez maiores independente da área que atuam.
Com esse mercado competitivo e exigente há uma necessidade da formação de profissionais cada vez mais preparados, e o começo desta preparação se da na escola. Dentro do contexto pedagógico as mudanças solicitam alterações em tempos reais, porem aolhe dar com o novo aluno o método de ensino esta ultrapassado, utilizar o sistema convencional descrito como professor e aluno sem utilização de outros meios acaba no não aproveitamento do mesmo.
Neste caso , a visão e a estratégia da educação podem e devem se constituir de bases de apoio para a formação do indivíduo cidadão, aliando a teoria à prática do fazer, através de conhecimentos,habilidades e atitudes comportamentais, fazendo com que o aluno aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver em comunidade (conviver). Assim, as instituições de ensino devem considerarem que a conexão com o conteúdo programático é necessária, entenderem que incentivar o professor é importante, compreender que inovar nas atividades pedagógicas em interação com os alunos éprimordial. Por isso, é necessário fazer uma análise das várias dimensões do real, questionar para que e para quem se destina o conhecimento e comprometer-se com a prática docente.
Além das exigências advindas das novidades introduzidas na área, os professores de educação infantil também sofrem aquelas exigências oriundas das transformações no mundo do trabalho, que veiculam um discursocujas competências do novo trabalhador passam pela autonomia, criatividade e produtividade, além da capacidade de adequar-se às mais variadas situações.
Com a LBD os profissionais da educação tiveram que se capacitar sendo obrigatório o curso superior para os profissionais de ensino, uma realidade bem distante, onde as estatísticas demonstram a precariedade da formação profissional nesse nívelde ensino. Os dados indicam que a grande maioria dos profissionais de pré-escola e classes de alfabetização já possui nível médio (66,57% e 62,31%, respectivamente). Dos professores que atuam nas pré-escolas, 20% já adquiriram formação superior, enquanto nas classes de alfabetização apenas 9,14% têm nível superior. A situação nas creches é mais complicada, o tradicional abando-no e descaso, frutoe uma política de exclusão desses profissionais no campo da educação, reflete-se no contingente de leigos que não se pode precisar pela falta de estatísticas, mesmo nos grandes centros urbanos, a qualificação requerida é, ainda, de ensino fundamental.
Com os novos conceitos de educação exigidos atualmente, como exemplo a educação inclusiva e a educação a distancia o profissional deve...
tracking img