Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Assinale a alternativa relacionada a afirmação de Paulo Freire apontando que o educando e os docentes devem “assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos...”.

A) Refere-se à identidade cultural. XX
B) Indica o conteúdo para o ensino de história.
C) Refere-se à formação para Revolução Burguesa.
D) Trata-se dodesenvolvimento da criação artística.
E) Trata-se do ensino de Sociologia na educação básica.

2. Na contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável.
Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira:

A)possibilita que a maioria da população brasileira tenha acesso ao mercado de trabalho.
B) obriga a maioria dos jovens brasileiros a cursarem o ensino superior, público ou privado.
C) resulta em diminuição dos postos de trabalho que possam absorver a maioria da população brasileira.
D) o cidadão brasileiro tem, assim, a oportunidade de acesso à educação de qualidade, desde que assim o queira.
E) aresponsabilidade sobre o emprego é deslocada da responsabilidade coletiva do Estado, dos governos, dos empresários e colocada sobre o próprio indivíduo. XX

3. Assinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer.

A) Refere-se à necessidade de atribuir cada vez maior importância às diferentes formas de aprendizagem no trabalho.
B) Considerando a rigidez dosprocessos de trabalho, deve preparar o educando para desenvolver tarefas realizadas no sistema de montagem.
C) Constitui-se de competências e qualificações, anteriores ao acesso ao mercado de trabalho, período em que o educando deve dedicar-se plenamente aos estudos.
D) Indica que o espaço da escola e o espaço do trabalho, ainda que tenham relação, são dissociados na formação humana, na formaçãoprofissional, na formação científica e na formação cultural.
E) Além da aprendizagem de uma profissão, há que adquirir uma competência mais ampla, que prepare o indivíduo para enfrentar numerosas situações, muitas delas imprevisíveis, e que facilite o trabalho em equipe. XX

4. Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:
A transição do paradigma taylorista/fordista para o novoparadigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.

A) A formação se dá no sentido da especialização de função cada vez maior para o trabalhador.
B) A formação se dá para o desempenho de uma grande variedade de tarefas previsíveis e rotineiras.
C) Os currículos são derivados de uma teoria de racionalidadetécnica e um conjunto pré-definido de conhecimentos.
D) A formação profissional, em todos os níveis, tem a função de desenvolver a capacidade de programação dos recursos tecnológicos de última geração.
E) A formação profissional tem a função de desenvolver a flexibilidade, a mobilidade, a capacidade de moldar os novos processos de trabalho e as novas tecnologias. XX

5. Considerando a dimensão ea diversidade do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aponta algumas alternativas para a educação básica.
Analise os trechos abaixo e assinale a alternativa que indica aquele(s) que está/estão relacionado(s) com o enunciado da questão.

I. O calendário escolar, o currículo e a organização da escola deverão se dar uniformemente a fim de facilitar os processos detransferência do aluno em todo o território nacional.
II. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.
III. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos,...
tracking img