Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONQUISTANDO O MUNDO
SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Neste capítulo o estudante terá as condições de:
Compreender conceitos de riqueza e independência financeira;
Aplicar técnicas financeiras adequadas para conquistar a sua independência financeira.

8.1 INTRODUÇÃO
Ser rico é o sonho da maioria das pessoas, mesmo que as pessoas não manifestem isso de forma abertaou declarada. Dinheiro compra conforto físico, como casas confortáveis, carros bonitos, boas roupas, comida saborosa, trazendo tranquilidade e sensação real de segurança, de estar protegido no futuro para uma aposentadoria sem apertos.

8.2 QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
De maneira geral, ninguém se torna rico da noite para o dia. Alguns já nascem em família abastada de dinheiro, podendoperpetuar ou não esse patrimônio. Outros se tornam ricos através de conquistas diárias, em alguns anos ou décadas, dependendo do talento para administrar o dinheiro.
Antes de prosseguir com o tema principal desse artigo, é importante deixar claro que tornar-se uma pessoa rica ou, em outras palavras, conquistar a tão propalada independência financeira não significa somente ter uma alta renda mensal. Faloisso porque noto que muitos são (erroneamente) considerados ricos devido ao alto nível de consumo que esbanjam. Entretanto, se essa alta renda não se converter em patrimônio ao longo do tempo, a riqueza será apenas momentânea. Uma falsa riqueza.

8.3 AS ETAPAS DA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA COMO MILIONÁRIO
As etapas de independência financeira são:
Primeiro passo: Conheça sua renda.
Segundopasso: Controle suas despesas.
Terceiro passo: Faça orçamento mensal.
Quarto passo: Invista seu Superávit.
Quinto passo: Acompanhe a evolução do patrimônio.

PRIMEIRO PASSO: CONHEÇA A SUA RENDA
A maioria das pessoas começa o seu orçamento do lado errado: pelas despesas, quando o ponto de partida deveria as receitas. Pense a respeito: você deve gastar de acordo com o dinheiro que tem disponível.Pode-se dizer, então, que as receitas, quanto você ganha, definem o seu poder de consumo. Seus gastos devem se adaptar a essa realidade.

SEGUNDO PASSO: CONTROLE SUAS DESPESAS
Primeiro você deve relacionar as fixas, ou seja, aquelas que não costumam variar de aluguéis, salários de empregados domésticos, encargos sociais e trabalhistas etc.

Ainda nas despesas, reflita muito bem sobre osgastos semi – variável sendo alimentação, conta de luz, água, telefone etc. E os variáveis roupas, calçados, presentes, viagens, cinema, tarifa bancária etc.

Procure analisar muito bem os gastos invisíveis: são pequenas despesas do dia-a-dia que levam o dinheiro da família sem que ninguém perceba: o lanche da escola do seu filho, o cafezinho antes do trabalho, as revistas que vocês compram e poucoleem são alguns exemplos.

Faça uma experiência para começar: aproveite o próximo mês para juntar todos os recibos que receber e, caso identifique algum outro item que merece atenção, inclua-o no seu orçamento.

TERCEIRO PASSO: FAÇA ORÇAMENTO MENSAL
A realização de um orçamento mensal é fundamental para umas finanças estáveis. Ao elaborar um orçamento doméstico fica com uma perspectivaglobal e realista do seu rendimento e das suas despesas e se lhe sobra algum dinheiro para poupança ou alguma compra extra.
Os seus rendimentos e as suas despesas, durante um período de tempo específico, são confrontados num orçamento, geralmente numa base mensal. Relativamente aos montantes irregulares, divida-os numa base de média mensal. Este procedimento ajudá-lo-á a perceber exatamente o que estáa acontecer com o seu dinheiro e constitui uma boa orientação para o seu planejamento. Pode determinar antecipadamente quanto dinheiro precisa para fazer face às despesas fixas e quanto pretende gastar durante os próximos meses.

QUARTO PASSO: INVISTA SEU SUPERÁVIT
Um orçamento mostrará qual a sua situação financeira atual, se suas despesas cabem no seu salário. Ele é a fotografia de suas...
tracking img