Desenvolvimento pessoal e profissional - pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.



O BOM PROFISSIONAL EM BUSCA DE SEU DESENVOLVIMENTO

Introdução

Este trabalho tem por finalidade descrever como o profissional de Pedagogia se insere no mercado de trabalho, as dificuldades, as vantagens da carreira. Falaremos brevemente sobre marketing pessoal, a relevância da comunicação e do convívio socialem relação à área de formação.

Citaremos as razões do “apagão de profissionais”, que tem prejudicado o mercado de trabalho em diversas áreas, principalmente a da Educação. Serão abrangidos também, os requisitos e as atribuições relativas à profissão.

Estes temas serão discutidos visando alertar quanto à necessidade de nos desenvolvermos constantemente no campo pessoal e profissional a fim deque nosso potencial humano se acentue, nos tornando aptos a exercer com primor a carreira que almejamos.

Oportunidades e ameaças presentes no cenário global.

Oportunidades

Há excelentes oportunidades de emprego para pedagogos em faculdades, escolas públicas e particulares, e em empresas, auxiliando na produção de programas e conteúdos de seleção de recursos humanos. Hoje, até em hospitaise Organizações Não-Governamentais, o campo para o profissional está aberto.

Para quem quer trabalhar na rede pública ou nas Universidades Federais também há ótimos cargos de Diretoria e Orientação Pedagógica.

Ameaças

O aspecto desfavorável da pedagogia é a grande competição pelas melhores vagas. Tanto na rede particular de ensino, quanto na rede pública (incluindo as UniversidadesFederais).

Para se chegar a um bom cargo de Pedagogia em uma Universidade Federal, por exemplo, o candidato tem que enfrentar concursos extremamente concorridos.

O Profissional da Educação

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal é a propaganda que fazemos de nós mesmos. Este deverá nos colocar em destaque, expressando todas as habilidades que possuímos. Capacidade, conhecimento, imagem, boapostura, boa comunicação, ética e conduta podem nos tornar diferentes dos demais concorrentes, e, portanto, indispensáveis. Se bem utilizadas, essas técnicas de marketing pessoal nos abrirá as portas para a ascensão profissional. O Pedagogo é um profissional que fica em evidência o tempo todo, podendo influenciar positiva ou negativamente seus alunos, de acordo com sua postura.

Comunicação

Naárea de pedagogia, como em todas as outras áreas de trabalho, é imprescindível que saibamos nos comunicar para nos desenvolvermos pessoal e profissionalmente. Comunicação é o elo de todos os relacionamentos e para que ela seja eficaz, precisamos nos atentar em saber como nos expressar, passando nossa mensagem de forma que nossos interlocutores nos entendam. Não podemos nos esquecer que além dacomunicação verbal, gestos, expressões faciais e posturas devem complementar o que queremos transmitir. Um bom comunicador é aquele que sabe ouvir e que tenha aprendido a receber e lidar com críticas. Quanto melhor for a nossa capacidade de comunicação, melhor será a facilidade de nos fazer entender, seja na relação professor/aluno ou entre os outros profissionais da área.

Convívio Social

Uma vezque vivemos em sociedade, e, portanto, em contato constante, com pessoas diferentes de nós, devemos aprender a nos relacionar com todos. No campo profissional, devido à competitividade por posições ou atribuições, devemos ter o cuidado de não permitir que esta se torne obsessiva a ponto de comprometer o convívio social. Devemos ter uma postura ética frente a nossos companheiros de trabalho.Encontrar tempo para refletir sobre nossas atitudes, nossos valores e nosso comportamento é o que poderá fazer com que nosso convívio em sociedade seja mais harmonioso. No caso do Pedagogo, há ainda a relação professor-aluno, às vezes, o baixo rendimento escolar se deve a problemas familiares, o caso da violência, o desacato à autoridade do professor, por exemplo, podem ser um sinal de que o convívio...
tracking img