Desenvolvimento pessoal e profissional convívio social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1 INSTRUÇÕES PARA A QUESTÃO 1

Leia atentamente o seguinte texto:

Durante uma era muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil.

Foi então que umagrande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a unir-se, juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. Todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele frio horrível.

No entanto, acabaram se afastando, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem pormais tempo os espinhos dos seus semelhantes. As feridas doíam muito! Mas essa não foi a melhor solução: separados, logo começaram a morrer congelados!

Os que não morreram voltaram a aproximar-se, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causardanos recíprocos. Assim, se suportaram, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram!

Se continuarmos mantendo a união, podando nossos espinhos, respeitando as individualidades e pensando na importância da convivência em grupo, por certo sobreviveremos a todas as eras glaciais.

Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto:

Escolher uma resposta. a. O relacionamentointerpessoal normalmente gera conflitos, portanto, a atitude mais adequada é procurar evitar a convivência
b. O convívio social é importante e necessário, mas pode oferecer dificuldades, portanto, exige atenção e cuidado
c. Dar preferência ao relacionamento com pessoas que são parecidas conosco pode ser uma boa estratégia para evitar conflitos
d. A convivência com as pessoas quenos cercam é um fenômeno natural, portanto, não pressupõe a existência de regras
e. A relação entre pessoas de diferentes níveis pode contribuir para o desenvolvimento da empatia
..Question 2
Notas: 1 INSTRUÇÃO PARA A QUESTÃO 2

Leia atentamente os textos abaixo antes de responder a questão.

Texto 1

Corrupção na política: eleitor vítima ou cúmplice?

“O IBOPE liberou umapesquisa polêmica acerca da opinião do eleitor brasileiro sobre corrupção e ética. As conclusões, antecipo, revelam algo alarmante: “todo povo tem os governantes que merece”. Temos, nos representando no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores representantes legítimos do povo brasileiro. Apesar de ter sido publicada em 2006, não foi suficientemente debatida oucomentada.

A pesquisa foi feita para tentar entender se os problemas éticos enfrentados pela sociedade brasileira são realmente concentrados nas elites detentoras do poder ou se existe uma conduta que se propaga em todas camadas da sociedade.

Os resultados mostraram que 69% dos eleitores brasileiros já transgrediram alguma lei ou descumpriram alguma regra contratual de forma consciente eintencional para adquirir ganhos materiais, sendo que 75% afirmaram que cometeriam algum dos 13 atos de corrupção avaliados pelo estudo se tivessem oportunidade [...]”. (Reiner, Rafael. Corrupção na política: eleitor vítima ou cúmplice, on line, Disponível em: http://reinehr.org/sociedade/saude-da-sociedade/corrupcao-na-politica-eleitor-vitima-ou-cumplice - Acesso em: 04 de Dez de 2010).

Texto 2Corrupção: uma doença na política brasileira

No Brasil, a corrupção parece não ter fim. Em todas as esferas dos poderes existe corrupção. Seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário. O povo brasileiro já não acredita que esta situação possa mudar. Existe uma cultura arraigada nas instituições que abrangem os três poderes. Até quando o Brasil vai suportar tanta corrupção? esta é a...
tracking img