Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1348 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

ORIGEM

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962, como um conjunto de idéias a respeito do homem,da organização e do ambiente,no sentido facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações.
No sentido restrito,o DO é um desdobramento pratico e operacional da teoria comportamental em direção á abordagemsistemática. Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita,mas de um movimento congregado de vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento e principalmente a teoria comportamental na administração.

CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

Na Visão do Pesquisador Chiavenato, no livro Introdução à Teoria Geral da Administração,o conceito de organização para osespecialistas em D O é tipicamente comportamentalista: "uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente". Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao se referir às diferentes atividades e à coordenação existente na organização e refere-se às pessoas como contribuintes dasorganizações, em vez de estarem elas próprias, as pessoas, totalmente nas organizações. As contribuições de cada participante à organização variam enormemente em função não somente das diferenças individuais, mas também do sistema de recompensas e contribuições pela organização.
Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira comoela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.
Os autores do DO adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas mecânicos (típicos do conceito tradicional) e os sistemas orgânicos(abordagem do DO).Os sistemas orgânicos tornam as organizações coletivamente conscientes dos seus destinos e da orientação necessária para melhor se dirigir a eles. Desenvolvem uma nova conscientização social dos participantes das organizações, os quais, contando com sua vivência particular, seu passado pessoal e sua auto conscientização, definem o papel deles em relação à sua organização.DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS MECÂNICOS E SISTEMAS ORGÂNICOS

Sistemas Mecânicos:

-Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização.
- Relacionamento do tipo autoridade – obediência.
- Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida.
- Rígida divisão do trabalho e supervisão hierárquica.
- Tomada de decisões centralizada.
- Controle rigidamente centralizado.
- Solução deconflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade.

Sistemas Orgânicos:

-Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos.
- Confiança e crença recíprocas.
- Interdependência e responsabilidade compartilhada.
- Participação e responsabilidade multi-grupal.
- Tomada de decisões descentralizada.
- Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle.
- Solução de conflitosatravés de negociação ou de solução de problemas.

AS CARACTERISTICAS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

1- Focalização a organização global: O DO envolve a organização como um todo para que a mudança possa ocorrer efetivamente. A organização necessita de todas as suas partes trabalhando em conjunto para resolver os problemas e as oportunidades que surgem.
2- Orientação Sistemática: O DOesta voltando para as interações entre as partes da organização que se influenciaram reciprocamente,para as relações de trabalho entre pessoas, bem como para a estrutura e os porcessos organizacionais. O objetivo do DO é fazer todoas essas partes trabalharem juntas com eficiencia. A enfase é como as partes se relacionam entre si e não em cada uma dessas partes tomada isoladamente.
3-...
tracking img