Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

A rápida transformação pelas quais passam hoje os mercados está criando novos desafios para a organização. Desafios que envolvem uma mudança comportamental, e basicamente uma forma de educação especializada, orientando o colaborador na assimilação de novos hábitos e praticas de trabalho.

Ao educar de modo permanente o colaborador adquire experiência com um profundosenso de influência social. O treinamento pressupõe reconhecimento e ação no meio onde atuamos – no lar, na escola, no trabalho etc...

O que é: Desenvolvimento Organizacional é uma mudança planejada em
qualquer parte do sistemas, sistema concreto (linha de produção) ou sistema de valores (cultura0 de uma organização. As mudanças decorrem da necessidade de modernizar, atualizar, o mundo estámudando a todo instante, é preciso acompanhar a evolução para não ficar em desvantagem.

D.O. considera basicamente quatro variáveis:
1) o meio ambiente, focalizando aspectos como a turbulência ambiental, a
explosão do conhecimento, a explosão tecnológica, a explosão das comunicações, o impacto dessas mudanças sobre as instituições e valores sociais, etc.; Tudo isso exige que uma organização revejaseus valores e procedimentos para acompanhar a evolução. Exemplo: Um empresa permanece usando a tradicional comunicação feita pelo correio e não liga para a internet. O que acontecerá com ela?
2) a organização: sofre o impacto da turbulência ambiental, por isso é compelida a criar condições ou mecanismos para escapar dessas forças destrutivas. Ex. se vê compelida a mudar regras que acaba deimplantar, ou seja, acaba tendo que flexibilizar ;
3) o grupo social, considerando aspectos de liderança, comunicação, relações
interpessoais, conflitos, etc.; Os grupos na empresa também sofrem influências
diversas e tal modo a pressionar os indivíduos que não se aderem ao novo valor.
4) o indivíduo: ressalte-se as motivações, atitudes necessidades, etc. Ex: os jovens que entram numa empresa sedeparam com o conservadorismo dos mais velhos. Como sobreviver a esse impacto?

Cultura Organizacional

A cultura é o que dá identidade ao homem, interfere em seu caráter, molda suas crenças e explica o mundo.

O conjunto de valores, crenças e modos de vida de uma pessoa , somado ao
conjunto de valores, etc, de outras, forma uma cultura. Então, cultura é a forma de ser de um grupo. Ex. NaFaal os valores dos professores, suas crenças sobre a qualidade do ensino, suas formas de pensar e agir, são, de certo modo, muito parecidos, pois a maioria tem formação semelhante. Isso é um traço cultural do corpo docente. Os alunos, por sua vez, ao assimilarem esses valores, validando na prática os valores adotados pelos professores, igualmente, compartilham dos mesmos valores. A soma dissoresulta na cultura da Faal.

A Cultura Organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização. A cultura de uma organização não é estática e permanente, mas sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas. Algumas organizações conseguem renovarconstantemente sua cultura mantendo a sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com sua cultura amarrada a padrões antigos e ultrapassados.

Pressupostos Básicos do D.O.

Por que mudar?

1. A constante e rápida mutação do ambiente - O mundo moderno caracteriza se por mudanças rápidas constantes e numa progressão explosiva.
2. A necessidade de contínua adaptação - Oindivíduo, o grupo, a organização e a comunidade são sistemas dinâmicos e vivos de adaptação, ajustamento e
reorganização, como condição básica de sobrevivência em um ambiente em
constante mudança.
3. A interação entre a organização e o ambiente - As qualidades mais importantes da organização são sua sensibilidade e sua adaptabilidade: sua capacidade de percepção e de mudança adaptativa ante a...
tracking img