Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Organizacional Ficha nº 01
MOTTA, Fernando C. Prestes. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, jul./set.197 p.31-46.


Algumas Considerações sobre o Desenvolvimento Organizacional

“Simon, Smithburg e Thompson, procurando explicar a relação entre duas tendências no estudo da administração, quais sejam, oestudo do comportamento humano nas organizações e das técnicas utilizáveis para torná-las mais eficientes [...]” (p. 31).
“[...] Procura mostrar o caráter simplista da maioria dos manuais de administração, que apresentam soluções de bolso para todos os problemas administrativos, sugerindo a necessidade prévia do conhecimento cientifico para a articulação de uma estratégia de atuação sobre arealidade [...]” (p.31).
.........................................................................................................................................4
“[...] A idéia de modificar a realidade é muito antiga na teoria das organizações. Porém, é com a escola de relações humanas que tal ideal começa a receber embasamento científico” (p.32).
“Mesmo assim, entretanto, pensava-se em ação sobrepequenos grupos e não em nível de organização como um todo. [...] È nossa opinião, contudo, que o desenvolvimento organizacional só ganhou o significado que hoje apresenta, no momento em que a teoria das organizações foi submetida á abordagem sistêmica que reconciliou o estrutural com o comportamental [...]” (p.32).

2. O Conceito de Desenvolvimento Organizacional

“Parece incontestável queestamos em plena era da mudança. Muda a tecnologia, muda a estrutura social, mudam as necessidades, mudam as pessoas. Concomitantemente, alterações profundas vão sendo verificadas no sistema cultural [...]” (p. 32).
“[...] A mudança nessas estruturas é, ao mesmo tempo, condição para sua sobrevivência e condição para o desenvolvimento econômico, social e político [...]” (p.32).
“Nossa área deinteresse situa-se no nível organizacional. Ocupar-nos-emos da mudança, quanto aspecto das organizações. [...]” (p.32).
“Arnold S. Judson define mudança de forma bastante ampla, como qualquer alteração, iniciada pela administração, na situação ou no ambiente de trabalho de um indivíduo. [...]. Tais objetivos seriam: melhorar o produto, melhorar o produto, melhorar o volume de vendas e os serviços,aumentar a rentabilidade, melhorar a imagem junto ao publico, melhorar as relações humanas dentro da organização e melhorar a capacidade organizacional de resposta a situações futuras [...]” (p.32).
Mudanças nos métodos de Operação
“[...]” (p.32-33).
Mudanças nos produtos
“[...]” (p.33).
Mudanças na organização
“[...]” (p.33).
Mudanças no ambiente de Trabalho
“[...]” (p.33).
“[...] Ela nãose dá conta de que mudança só pode ser entendida a partir da compreensão do comportamento organizacional. Como Conseqüência dessa falha básica, ela também não se dá conta de que a mudança apresenta características semelhantes em qualquer tipo de organização, seja uma empresa industrial ou um órgão publico e que falar de mudança em empresas indústrias só tem sentido como especificação [...]” (p.33).“Outra decorrência da deficiência básica é o não entendimento de que existem mudanças extremamente importantes que não decorrem de alterações iniciadas pela administração, mas sim de um processo dialético que ocorre nas organizações de forma absolutamente natural, quer a administração interfira ou não” (p.33).
“[...] Peter B. Blau e W. Richard Scott discorrem com grande discernimento em seulivro Organização formais quando tratam dos três dilemas básicos enfrentados pelas organizações: coordenação versus comunicação, disciplina burocrática versus especialização profissional e planejamento administrativo versus iniciativa” (p.33).
...................................................................................................................................2
“Nosso objetivo ao...
tracking img