Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vivian Gribl
Anhanguera Educacional
viviangribl@ig.com.br
Pedro Carlos de Carvalho
Anhanguera Educacional
pedrocarvalhorh@yahoo.com.br
Izabella de Oliveira Carvalho
Anhanguera Educacional
pos.inda@unianhanguera.edu.br




A REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA COMO FERRAMENTA PARA OS RESULTADOS CO-MERCIAIS
RESUMO
A implantação do Sistema de Remuneração Estratégica na organização constitui-senum meio de incentivo e satisfação de necessidades dos colaboradores quanto à realização profissional e reco-nhecimento, como também uma forma de se medir o desempenho individual. O modelo de Remuneração que a Legislação Trabalhista permite que seja utilizado pelas empresas encontra-se arcaico e ultrapassado, e por isso é necessário buscar novas alternativas para se conseguir manter os empregadosmotivados. É preciso profundo conhecimento das estruturas organizacionais, planejamento, comprometimento dos envolvidos bem como avaliações, mudanças e adaptações para manutenção e constante sucesso do projeto.
Palavras-Chave: , .
ABSTRACT
The implementation of the Strategic Remuneration of the organization is constituted as a means of encouragement and satisfaction of needs of employees inanchieving professional recognition, but also a way to measure individual performance. The model Remuneration Labor Legislation that allows is to be used by companies is archaic and outdated, which is necessary to seek alternatives to be able to keep employees motivated. You have deep knowledge of organizational structures, planning, commitment of those involved as well as evaluations, changes andadaptations to constant maintenance and success of the project.
Keywords: , .


1. INTRODUÇÃO

O pagamento da contraprestação de serviços marca a liberdade de trabalho e o fim da escravidão. Em decorrência da Primeira Guerra Mundial, em 1919 surge a OIT – Organização Internacional do Trabalho, e no mesmo período, ocorrem no Brasil múltiplos movimentos operários que, entre outrasreivindicações, objetivavam melhores condições de trabalho e revisão do nível de salários pagos naquela época. Dessa forma, na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, registra-se a implantação de uma política trabalhista no país. Em 1934 surge a primeira Constituição Federal do país a tratar especificamente do Direito do Trabalho.
Em 1º de maio de 1943, foi editado o Decreto-Lei 5.452, aprovando aConsolidação das Leis do Trabalho (CLT) devido a necessidade de sistematização de diversas normas esparsas sobre os mais diversos assuntos trabalhistas.
A partir do artigo 457 da CLT, compreende-se que a remuneração constitui a percep-ção de um conjunto de vantagens pagas diretamente pelo empregador ao empregado como contraprestação do trabalho executado, que destina a satisfazer as necessidadespessoais básicas e familiares. Diferencia-se de salário, pois este se integra à remuneração, ou seja, a quantia fixa estipulada em contrato de trabalho acrescida de gorjetas, adicionais, gratificações, comissões, e outras vantagens.
As definições de salário e remuneração foram assim descritas por MARTINS (2008, p.204):

“Salário deriva do latim salarium. Esta palavra vem de sal, do latimsalis; do grego hals. Sal era a forma de pagamento das legiões romanas; posteriormen-te, foram sendo empregados outros meios de pagamento de salários, como óleo, animais, alimentos, etc.”
“Remuneração vem de remuneratio, do verbo remuneror. A palavra é composta de re, que tem o sentido de reciprocidade, e muneror, que indica recompensar.”

O Sistema Remuneratório é integrado por:

• IncentivosOrganizações criativas mantêm seus colaboradores motivados e obtêm os melhores resultados. Trabalhar em um ambiente agradável, sentir-se reconhecido e recompensado financeiramente pelo comprometimento dedicado às suas atividades, podem ser resultados de planos de incentivos elaborados com planejamento e implantados com clareza e acessíveis à todos os níveis hierárquicos.

• Salários
O...
tracking img