Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROFESSOR PEDRO CALAÇA

Desenvolvimento Organizacional

Áurea Araújo Moreira
Flávia de Souza Torres Cezário
Simone Jordeni Vicente da Silva
Thiago Abrantes Gaspar
Wallace Siqueira de Lima Gaspar

Rio de Janeiro, outubro/2012.
Introdução
O Campo do DesenvolvimentoOrganizacional (DO) é recente, e seu conceito está diretamente ligado à mudança, tanto estrutural, quanto comportamental. Essas mudanças envolvem, além dos conceitos de organização, a cultura, o comportamento e o bom relacionamento dos membros com a organização.
Consideramos que o DO, é aplicado quando a mudança é intencional e planejada anteriormente, e seus resultados são obtidos e percebidos a longoprazo. Essa mudança começa quando há necessidades em algumas partes da organização, gerando forças, que se classificam em: exógenas (externas à organização) e endógenas (internas à organização).
É fundamental ressaltar, que com o avanço tecnológico e as constantes mudanças, surge um processo de reformulação das estruturas organizacionais, tornando-as, além de altamente produtivas, humanas. Criar umambiente confortável, que possua comunicação entre todos os indivíduos, delegações de funções e resolução de problemas em grupo, é o objetivo do DO.
O grupo, por meio deste trabalho, facilita a definição de Desenvolvimento Organizacional, que influenciado pelas mudanças, deve ser aplicado a fim de se obter uma organização que evolui permanentemente, adaptando-se ao mercado competitivo epromovendo evolução de sua cultura organizacional.

Desenvolvimento Organizacional

►Pressupostos básicos do Desenvolvimento Organizacional
O conceito de DO, na opinião do autor, é associado às mudanças e sua adaptação a elas. Concordamos com esta afirmação, mas, para isso, há de se entender seus pressupostos básicos:
1- Conceito de Organização: são apontados dois conceitos neste tema. Oprimeiro, tradicional, afirma que a organização é estruturada em função da natureza de sua operação e seus participantes, contribuem respeitando as diferenças individuais e recompensas. O segundo, denominado orgânico, descentraliza decisões e soluciona conflitos através de negociação. As diferenças são claramente expostas e há boa orientação ao se dirigir a elas.

2- Conceito de CulturaOrganizacional: indica ser o sistema no qual se trabalha e vive. As expectativas e valores, acreditamos que, principalmente a primeira, reflete a organização como um todo.

3- Conceito de Mudança Organizacional: são apontadas as constantes mudanças sofridas em todo e qualquer ambiente. Nas organizações, podem ser exógenas, onde fatores externos como novas tecnologias e limitações de ambiente as deliberamou endógenas, onde fatores internos como diferentes objetivos e interesses de participantes fazem isso.
A necessidade de adaptação é contínua e dividida em quatro partes: estruturais, tecnológicas, produtivas e culturais. As explicações sobre as diferenças entre os tipos estruturais e culturais, em alguns pontos, se confundem, mesmo sabendo que não ocorrem isoladamente.
A interação daorganização com o ambiente é apontada como primordial, por meio de sua capacidade de adaptação às modificações impostas. E a interação do indivíduo com a organização é indicada com a condição dada, ou não, pelo ambiente para expansão e crescimento pessoal. O reflexo direto se confunde com o objetivo da organização, sendo esse, inclusive um dos objetivos integrados de indivíduos e organizações.

►Características do DO
São apontadas quatro condições como origem e, nove características do DO. Em todas há boa análise e, fácil entendimento. Envolvem-se em decorrência de serem complementares, são elas: Focalização sobre a organização toda, Orientação sistêmica, Solução de problemas, Aprendizagem experiencial, Processos de grupo, Intensa retroação, Orientação contingencial e Desenvolvimento de...
tracking img