Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Organizacional
Refere-se às mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
Pressupostos básicos do desenvolvimento organizacional
Oconceito de desenvolvimento organizacional esta ligado aos conceitos de mudança e capacidade adaptativa da organização à mudança. Para entender o DO é necessário conhecer seus pressupostos básicos, que são os seguintes:
* Conceito de organização - Para Lawrence e lorsch, organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transaçõesplanejadas com o ambiente. Esses autores adotam o conceito tradicional de divisão do trabalho ao se referirem as diferentes atividades e à coordenação existente na organização.

* Conceito de cultura organizacional - Cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamento típicos de determinada organização. A únicamaneira viável de mudar as organizações é mudar sua cultura, isto é, mudar os sistemas dentro dos quais as pessoas trabalham e vivem.

* Conceito de mudança organizacional - O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em explosiva progressão. As mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, politicas e sócias influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações. Oprocesso de mudança organizacional começa com o surgimento de forças que criam a necessidade de mudanças em algumas partes da organização. Essas forças podem ser exógenas ou endógenas à organização.
As forças exógenas provém do ambiente, como novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente. Essas forças externas criam a necessidade de mudançaorganizacional interna.
As forças endógenas que criam necessidades de mudança estrutural e comportamental provem do próprio interior da organização em virtude da interação de seus participantes e das tensões provocadas por diferentes objetivos e interesses.

Necessidade de continua adaptação à mudança
As organizações são sistemas dinâmicos e vivos de adaptação, ajustamento e reorganização, comocondição básica de sua sobrevivência em um ambiente de mudança.
Existem quatro tipos de mudanças nas organizações:
1-Mudanças Estruturais = que afetam a estrutura organizacional, os órgãos, as redes de informações internas e externas, os níveis hierárquicos e alterações no esquema de diferenciação versus integração existente.
2-Mudanças na Tecnologia = que afetam maquinas, equipamentos deinstalações, processos empresariais e etc...
3-Mudança nos Produtos ou Serviços = que afetam os resultados ou saídas da organização.
4-Mudanças Culturais = isto é, mudança nas pessoas em seus comportamentos , atitudes , expectativas , aspirações e necessidades.
Essas mudanças não acontecem isoladamente , mas sistemicamente , uma afetando as outras e provocando um poderoso efeito multiplicador.Interação organização x ambiente
Organização e ambiente estão em continua interação, sendo uma das qualidades mais importantes de uma organização sua sensibilidade e adaptabilidade, sua capacidade de percepção e mudança adaptativa ante a mudança de estímulos externos. Uma organização sensível e flexível tem capacidade e versatilidade de redistribuir rapidamente seus recursos de maximizar suaadaptação e a melhorar seu rendimento no alcance dos seus objetivos.
Interação indivíduo x organização
O DO baseia-se em uma filosofia a respeito do homem: O ser humano tem aptidões para produtividade ,as quais podem permanecer inativas , se o ambiente em que vive e trabalha é restritivo e hostil , impedindo o crescimento e a expansão de suas potencialidades .

Objetivos individuais e objetivos...
tracking img