Desenvolvimento Organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 14. Desenvolvimento Organizacional (DO) É uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar as atitudes, os comportamentos e a estrutura daorganização de tal maneira que esta possa se adaptar melhor a novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo nas economias globalizadas.
 15. CONCEITO DE DESENVOLVIMENTOORGANIZACIONAL Para Warren Bennis – Desenvolvimento Organizacional é uma estratégia educacional adotada para trazer a tona uma mudança organizacional planejada , exigida pelas demandas às quais aorganização tenta responder e que enfatiza o comportamento com base na experiência. É a mudança organizacional planejada.
 16. TIPOS DE ALTERAÇÃO Há dois tipos fundamentais de alterações : “ESTRUTURAIS E COMPORTAMENTAIS” Tais alterações geralmente são interdependentes . ESTRUTURA COMPORTAMENTO
 17. ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL A) DIAGNÓSTICO – levantamento das relações da organizaçãocom seu ambiente B) SOCIOGRAMA – levantamento das relações sociais entre grupos participantes C) DEFINIÇÃO DAS ALTERAÇÕES – estruturais e comportamentais D) AVALIAÇÃO - o resultado da avaliaçãoimplica alteração do diagnóstico e assim por diante.
 18. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS A escolha do tipo certo de estrutura para uma dada organização ou unidade é uma das tarefas fundamentais doespecialista em Desenvolvimento Organizacional.
 19. ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS ESTRUTURA BUROCRÁTICA SIMPLES É uma estrutura de cargos,na qual prevalece o padrão monocrático de chefia e os ocupantes dos cargosdesempenham papéis rigorosamente definidos. Os círculos representam os cargos com suas respectivas esferas de competência e as linhas o fluxo de autoridade de cima para baixo.
 20. ALTERAÇÕES NAESTRUTURA ESTRUTURA LINHA-ESTAFE A origem dessa estrutura se deu pela dificuldade de reunir em um ocupante de cargo todo o conhecimento especializado necessário ao desempenho do seu papel. Os cargos...