Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As empresas estão constantemente passando por mudanças, e os funcionários habituando-se ao novo processo.

Mas será que os funcionários estão satisfeitos com as mudanças? A empresa se importa com a satisfação deles?

Fomos pesquisar e descobrimos que as empresas se importam sim!

A empresa “Massas Paulista” é um exemplo disso. Ela se preocupa com a importância do funcionárioem entender e perceber os motivos da mudança. E a comunicação é fundamental para que isso ocorra.

Vale questionar a forma de como os líderes impõem as mudanças, se os funcionários estão realmente dispostos a aceitar, e se na parte organizacional da empresa a teoria do Desenvolvimento Organizacional tem sua devida eficácia.

Ao longo deste estudo, essas e outras questões serão esclarecidas.TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

“Desenvolvimento Organizacional é uma complexa estratégia educacional, com a finalidade de mudar crenças, atitudes, valores e estrutura das organizações, para que elas possam se adaptar melhor aos novos mercados, tecnologias e desafios.” Bennis, (1972).

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional foicriada na década de 1960 em função na mudança no mundo das organizações e na inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias.

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização.

Essa teoria é aberta, democrática e participativa. As organizações devem voltar-se mais para as pessoas do que para as técnicas erecursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.

É a fusão de duas tendências no estudo das organizações: o estudo de uma estrutura de um lado, e o estudo do comportamento humano nas organizações de outro, integrados através de um tratamento sistêmico.

De acordo com Leavitt (1964), toda organização pode ser entendida e analisada sobtrês aspectos que configuram a sua atividade empresarial: estrutura, tecnologia e comportamento.



Estrutura: envolve a hierarquia administrativa, os sistemas e processos de trabalho interno, o fluxo de comunicação e a definição da missão, objetivos e políticas organizacionais.
Tecnologia: se refere aos sistemas operacionais adotados, equipamentos, engenharia do processo e do produto,desenvolvimento de pesquisa, métodos de trabalho, etc.
Comportamento: está relacionado aos procedimentos adotados na administração dos recursos humanos da organização, aos conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas que dela participam e ao seu relacionamento interpessoal.






















O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O processo de desenvolvimentoorganizacional é composto por quatro fases:

Diagnóstico: Através do contato com os diretores da organização, são identificados os problemas e as expectativas com relação à resolução dos mesmos.

Plano de ação: A definição do plano de ação ou estratégia da mudança deve se apoiar no diagnóstico realizado. O plano deve levar em consideração as metas e prazos, as técnicas de intervenção que serãoutilizadas, os alvos e os resultados esperados.

Intervenção: A intervenção consiste em um conjunto de atividades previstas para o alvo. O sucesso da intervenção depende do acerto da escolha da estratégia. As atividades da intervenção consistem também o processo de conscientização e fixação de valores que devem alternar todo processo.

Controle e Avaliação: A avaliação é a última etapa de umciclo e início de outro. Consiste em comparar o desempenho antes e depois do processo de mudança.






















CONCEITO DE MUDANÇA

As mudanças estão sempre presentes no cenário organizacional. Para adaptar-se ao surgimento de novas culturas é preciso desenvolver uma capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a essas transformações. Quanto maior a capacidade...
tracking img