Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Os administradores estão sempre preocupados em planejar e implementar mudanças que melhorem o desempenho da organização, tornando-a mais competitiva em um quadro mundial de forte mudança e competição. Contudo, quase todos eles sabem que a introdução de qualquer mudança significativa no contexto interno de toda organização traz como conseqüência enormes problemasadministrativos e humanos. Para minimizar os problemas relacionados com a introdução de mudanças nas organizações, existe uma variedade de tecnologias baseadas na aplicação dos conhecimentos das ciências comportamentais à administração. Essas tecnologias de mudança são conhecidas pelo nome de Desenvolvimento Organizacional. (DO).
O Desenvolvimento Organizacional é uma abordagem de mudançaplanejada cujo foco principal está em mudar as pessoas e a natureza e qualidade de suas relações de trabalho. Em suma, o DO enfatiza a mudança cultural como base para a mudança organizacional – mudar a mentalidade das pessoas para que elas possam mudar e revitalizar a organização. French e Bel definem o DO como “ um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos deresolução de problemas e de renovação organizacional, particularmente através de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional – com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal – com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e tecnologia das ciências aplicadas ao comportamento, incluindo açãoe pesquisa”. Essa definição inclui vários aspectos importantes, como:
- Processos de solução de problemas: referem-se aos métodos através dos quais a organização tenta resolver as ameaças e oportunidades em seu ambiente.
- Processos de renovação: referem-se aos modos pelos quais os administradores adaptam seus processos de solução de problemas ao ambiente. O DO pretende melhorar osprocessos organizacionais de auto-renovaçao, tornando os administradores mais capazes de adaptar prontamente seus estilo gerencial aos novos problemas e oportunidades que surgem.
- Administração participativa: outro objetivo principal do DO é o compartilhamento da administração com os funcionários. A administração participativa significa que os administradores colocam abaixo a estruturahierárquica e fazem os funcionários assumir um papel maior no processo de tomada de decisões. Para alcançar essa mudança, os administradores devem conscientemente mudar a cultura organizacional através do compartilhamento de atitudes, crenças e atividades.
- Desenvolvimento de equipes e fortalecimento (empowerment) dos funcionários: criar equipes e atribuir responsabilidade e autoridade aosfuncionários são elementos vitais da administração participativa. Dar força e autoridade às pessoas faz com que elas se sintam responsáveis pela mudança.
- Pesquisa-ação: refere-se à maneira pela qual os agentes de mudança de DO aprendem sobre as necessidades organizacionais de melhoria e o modo como a organização pode ser ajudada a fazer essas melhorias. Isso significa que a ação de intervenção de DO édecorrência do diagnostico efetuado pela pesquisa. A ação é específica para cada necessidade diagnosticada. A pesquisa-ação envolve:
a) diagnóstico preliminar do problema, feito pela equipe.
b) Obtenção de dados para apoio (ou rejeição) do diagnóstico.
c) Retroação de dados aos participantes para busca de soluções.
d) Planejamento da solução-ação apropriada ao diagnóstico.e) Execução da solução-ação.

A metodologia pesquisa-ação tem sido utilizada pelos especialistas em treinamento das Nações Unidas, em empresas do setor público e privado de vários países em desenvolvimento, como a estratégia mais completa de mudança organizacional.


TÉCNICAS DE DO
1. Treinamento da sensitividade: constitui a técnica mais antiga e ampla de DO. Consiste em reunir...
tracking img